CNV Portimão II – Ivo Lopes reforça liderança com dupla vitória

Piloto da BMW alcançou mais uma “dobradinha” no Campeonato Nacional de Velocidade. Ivo Lopes venceu na segunda visita ao Autódromo Internacional do Algarve e alarga vantagem para Pedro Nuno. Restantes categorias mostraram corridas intensas e muita polémica à mistura.

andardemoto.pt @ 18-8-2020 21:49:29

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A quarta ronda da temporada 2020 do Campeonato Nacional de Velocidade era aguardada com muita ansiedade, pois os principais candidatos ao título maior da velocidade nacional têm estado bastante próximos um do outro em termos de pontuações.

Por isso, a ronda Portimão II assumia uma relevância superior para as contas do título das Superbike.

Infelizmente sem a presença de um dos grandes animadores do CNV, André Pires, pois o piloto da Yamaha anunciou a sua retirada desta temporada por falta de financiamento e para se poder concentrar desde já na sua participação no GP de Macau, as vitórias voltaram a “cair” para o lado de Ivo Lopes que assim reforçou a sua candidatura ao título. Ou melhor, à revalidação do título.



Nas duas corridas realizadas, ambas com 15 voltas, seria mesmo o campeão nacional a cruzar em primeiro a linha de meta, sempre na frente de Pedro Nuno e Tiago Magalhães. Pedro Nuno fechou a primeira corrida a pouco menos de cinco segundos de Lopes, replicando a diferença também na segunda corrida, eles que claramente se destacaram da concorrência, sendo que Pedro Nuno fez uma corrida de recuperação depois de um inesperado problema com a electrónica da sua moto o ter atrasado.

Com estes resultados, e ainda com quatro corridas - 100 pontos - para discutir, Ivo Lopes tem uma vantagem de 24 pontos sobre Pedro Nuno, que se perfila como o único piloto capaz de incomodar o líder, sendo que na terceira posição está agora Tiago Magalhães com um total de 100 pontos somados, menos 65 que Lopes e 41 que Pedro Nuno, discutindo o degrau mais baixo do pódio com Romeu Leite, a apenas seis pontos do rival de Cascais.



Nas Supersport 300, que mais uma vez competiram ao lado das Pré-Moto3, o fim‑de‑semana ficou marcado pela controvérsia.

Após a corrida, foi confirmada a desclassificação de vários pilotos pela falta de utilização do restritor à admissão que as Ninja 400 da Kawasaki têm de 'utilizar' de forma a equilibrar o nível prestacional com as rivais, como acontece com o campeonato do mundo, do qual o regulamento nacional é replicado.

No final da corrida foi com 18 milésimas de segundo de vantagem sobre Tomás Alonso que Pedro Fragoso cruzou a linha de meta, assinando a sua segunda vitória da época e relançando a candidatura ao título por força da desclassificação a que foram posteriormente sujeitos os pilotos da Kawasaki que tinham ficado logo atrás de Fragoso: Tomás Alonso, Dinis Borges e Vasco Esturrado.

Uma desclassificação que deixou Afonso Almeida e Miguel Santiago com os lugares imediatamente atrás de Fragoso.



Nas Pré-Moto3 foi Gonçalo Ribeiro quem venceu na frente de Ivan Hernandéz e Bruno Salreta após 12 voltas marcadas por uma queda de Daniel Bento na derradeira passagem.

Nas 85GP/Moto4 assistimos a nova vitória para Afonso Almeida, que mesmo arrancando na derradeira posição - depois de uma queda na volta de saída - recuperou e venceu pela quarta vez este ano, desta feita na frente de Francisco Pires, o seu novo colega de equipa.

Igual em termos de invencibilidade está Martim Marco, que venceu nas Moto5 com margem de conforto face a Pedrinho Matos e Lourenço Vicente em mais uma bem concorrida ronda entre o pelotão da classe mais “pequena” do campeonato.

A prova algarvia contou igualmente com a presença do animado pelotão das Aprilia Tuono Cup e Kawasaki ZCup que dividiram a pista com as máquinas do Troféu ENI - Taça Luis Carreira.

No primeiro dia foi a dupla Paulo Vicente/Miguel Vilares a vencer entre as Kawasaki, com Duarte Amaral a subir ao degrau mais alto do pódio no troféu dedicado às máquinas da Aprilia. Albert Vismaier foi o melhor nas Open do TLC, o mesmo fazendo Pedro Dias nas SBK e António Reis nas SS.



Os três vencedores na TLC voltaram a ser os melhores no dia seguinte, assinando assim duplas vitórias, o mesmo fazendo a dupla Miguel Vilares/Paulo Vicente nas Kawasaki ZCup e Aprilia Tuono.

Entre as duas dezenas de pilotos que estiveram na Copa Dunlop Motoval a vitória na classe 1 no primeiro dia foi para Victor Barros, com Christophe Lajouanie a ser o melhor na classe 2. Na segunda corrida Victor Barros voltou a subir ao degrau mais alto do pódio na classe 1, mas na classe 2 foi André Gonçalves o primeiro no final das nove voltas de corrida.

A próxima prova do Campeonato Nacional de Velocidade realiza-se nos dias 19 e 20 de setembro no Circuito do Estoril.

Clique aqui para aceder aos resultados completos da ronda Portimão II do CNV Moto.

andardemoto.pt @ 18-8-2020 21:49:29


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp