SBK – Calendário provisório de 2021 com duas rondas em Portugal

O Mundial Superbike apresentou o novo e muito alterado calendário provisório para a temporada 2021. São 39 corridas divididas por 13 rondas, sendo que duas delas serão em Portugal com os circuitos do Estoril e Autódromo Internacional do Algarve a voltarem a receber este campeonato.

andardemoto.pt @ 3-12-2020 11:05:08

A cerca de um mês do final do ano 2020, a Federação Internacional de Motociclismo e a Dorna Sports revelaram o novo calendário provisório do Mundial Superbike para a temporada 2021. Os efeitos da pandemia continuam a obrigar os promotores deste mundial a grandes alterações, e há mesmo circuitos icónicos que não marcam presença nesta lista que poderá ainda sofrer alterações.

Para os fãs portugueses, isto se as autoridades de saúde permitirem a presença de público nas bancadas, as boas notícias são o regresso do Mundial Superbike a Portugal e em dose dupla!

O Circuito do Estoril e o Autódromo Internacional do Algarve voltam a figurar na lista de 13 rondas previstas para 2021. O circuito que tem a Serra de Sintra como cenário será a segunda ronda do ano de 7 a 9 de maio (sujeito a contrato), enquanto a ronda algarvia será de 1 a 3 de outubro.


Quanto ao calendário provisório agora apresentado, o Mundial Superbike 2021 terá 13 rondas, o que dá um total de 39 corridas ao longo do ano que começa no circuito Assen TT, na Holanda, depois de Phillip Island ser obrigado a deixar a honra de ser a ronda de abertura do campeonato e passar para o fim do calendário.

Assen, que foi um dos circuitos que foi “riscado” do calendário em 2020, está assim de regresso e antecede então a primeira das rondas portuguesas. Motorland Aragón é o circuito que se segue, e depois temos dois regressos: Misano e Donington Park.

Magny-Cours, Barcelona, Jerez e Portimão são o quarteto de rondas que se seguem, todas elas realizaram-se em 2020, e a partir daí o paddock do Mundial Superbike faz as malas para a primeira das viagens para fora da Europa: o circuito argentino Villicum será a 10ª ronda em meados de outubro.




Cerca de um mês depois, em meados de novembro, será a vez da 11ª ronda da temporada. O Mundial Superbike regressa à Indonésia, 23 anos depois da última corrida ali realizada. O circuito de Mandalika, que está a ser construído na região de Lombok e tendo por base estradas públicas, necessita ainda de receber a necessária homologação FIM.

Embora a homologação FIM não seja complicado de obter, o maior problema neste caso é saber se o circuito de Mandalika estará terminado a tempo. Tudo porque a construção do traçado indonésio está a causar enormes distúrbios na região, pois para a sua construção avançar as autoridades indonésias deram “luz verde” para que diversas aldeias fossem demolidas.

Naquela região de Lombok vivem 3 milhões de pessoas (a população total de Indonésia é de cerca de 268 milhões) e é fácil perceber que a construção do circuito irá afetar muita gente, o que deixa a realização da ronda na Indonésia em sérias dúvidas.


 Depois o Mundial Superbike terá ainda mais duas rondas.

A primeira será em Phillip Island. A ronda australiana não será a ronda de abertura do mundial pela primeira vez desde há muitos anos. Recordamos que mesmo em 2020, em pleno começo de pandemia, Phillip Island foi a ronda de abertura. No entanto ainda não há data definida para a sua realização.

A segunda será uma ronda “A Anunciar”. Não há data nem sequer país onde se poderá realizar esta última ronda da temporada do Mundial Superbike.

Num calendário profundamente modificado devido às consequências da pandemia, nota-se as ausências de Qatar, Imola e ainda Oschersleben, todas elas rondas que estavam inicialmente previstas para acontecer em 2020 e acabaram por ser canceladas, e que agora nem sequer figuram na lista de circuitos a visitar.


Calendário provisório Mundial Superbike para 2021


1 – Assen – Holanda – 23 a 25 de abril
2 – Estoril – Portugal – 7 a 9 de maio (sujeito a contrato)
3 – Aragão – Espanha – 21 a 23 de maio
4 – Misano – Itália – 11 a 13 de junho
5 – Donington Park – Inglaterra – 2 a 4 de julho
6 – Magny-Cours – França – 3 a 5 de setembro
7 – Barcelona – Espanha – 17 a 19 de setembro
8 – Jerez – Espanha – 24 a 26 de setembro
9 – Portimão – Portugal – 1 a 3 de outubro
10 – Villicum – Argentina – 15 a 17 de outubro
11 – Mandalika – Indonésia – 12 a 14 de novembro (sujeito a homologação FIM)
12 – Phillip Island – Austrália – data a anunciar (sujeito a contrato)
13 – Circuito e data a anunciar

andardemoto.pt @ 3-12-2020 11:05:08


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto