Miguel Oliveira Fan Club Racing Team sai de Jerez com um pódio

A renovada equipa Miguel Oliveira Fan Club Racing Team marcou presença nas categorias Moto4 e Supersport 300 do campeonato espanhol ESBK. O espanhol Fernando Bujosa garantiu à equipa o primeiro pódio da época, enquanto os portugueses Afonso Almeida e Guilherme Gomes deixaram sinais muito positivos no circuito Jerez Ángel Nieto.

andardemoto.pt @ 14-4-2021 10:57:58

Poucos dias depois da apresentação oficial da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team – clique aqui para saber mais, a renovada estrutura que tem Miguel Oliveira, piloto de MotoGP, como mentor, marcou presença na primeira ronda do ano do campeonato espanhol ESBK.

Dos cinco pilotos que fazem parte da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team, três viajaram até ao circuito Jerez Ángel Nieto, e puderam mostrar as novas cores da formação portuguesa.

O jovem maiorquino Fernando Bujosa e o português Afonso Almeida competiram na classe Moto4, enquanto o português Guilherme Gomes tentou mostrar o que consegue fazer no numeroso pelotão das Supersport 300, que no ESBK é denominado de Superbike Junior.

De todos, o que obteve melhores resultados foi Fernando Bujosa. O novo recruta da MOFC Racing Team mostrou todo o seu talento desde o primeiro momento, e nas corridas da competitiva classe Moto4 o piloto espanhol esteve sempre entre os mais rápidos.



Na primeira corrida, depois de qualificar em sexto, Bujosa conseguiu um bom arranque e manteve-se no grupo de cinco pilotos que disputou a vitória ao longo das 11 voltas de corrida. Apesar de muito jovem e ainda a aprender as melhores técnicas de pilotagem, Fernando Bujosa saiu da última curva em 1º, mas em cima da linha de meta acabou por ser passado e cruzou a meta em segundo lugar.

Infelizmente a Direção de Corrida descobriu que o jovem da MOFC Racing Team teria ultrapassado os limites de pista nas voltas anteriores, pelo que decidiu penalizar Bujosa com a perda de uma posição. Terminou assim no 3º lugar, e garantiu para a Miguel Oliveira Fan Club Racing Team o primeiro pódio do ano.

Enquanto isso, o jovem benjamim da equipa, Afonso Almeida, voltou a enfrentar os rivais das Moto4 no ESBK. Campeão nacional da categoria em 2020, Afonso Almeida arrancou também muito bem, recuperando duas posições em relação à sua posição na grelha de partida.



Infelizmente num pelotão tão compacto como é o das Moto4 no ESBK, há sempre momentos mais “apertados”, e foi num desses momentos, para evitar um piloto rival, que Afonso Almeida acabou por perder várias posições. Sem possibilidade de seguir no grupo da frente, onde estava o seu companheiro de equipa Fernando Bujosa, o português conseguiu permanecer num segundo grupo que lhe poderia ter dado a 6ª posição.

Mas com o aproximar da meta, outros pilotos juntaram-se ao grupo e baralharam a estratégia do português que no final cruzou a meta em 15º.

Na segunda corrida o asfalto molhado do circuito de Jerez apresentou dificuldades acrescidas aos pilotos.

Fernando Bujosa voltou a ser o melhor em corrida. O espanhol de Palma de Maiorca fechou a sua primeira participação no ESBK com a Miguel Oliveira Fan Club Racing Team com um sólido 6º lugar, resultado condicionado pela penalização de duas “long lap” que foi obrigado a cumprir.


Quanto a Afonso Almeida, o 10º lugar final foi o seu melhor resultado de sempre nas Moto4 do ESBK, o que demonstra que este ano os rivais terão de contar com ele na discussão pelas posições de topo nesta categoria de iniciação.

Para além destes pilotos, a Miguel Oliveira Fan Club Racing Team estreou-se nas Supersport 300 / Superbike Junior. Guilherme Gomes, depois de falhar a qualificação para a corrida de sábado, ao terminar a qualificação em 42º, recuperou o ânimo nesta sua primeira participação no ESBK, e conseguiu mesmo qualificar-se para a segunda corrida no domingo.

A competir com uma moto bastante inferior em termos de preparação, pois a Yamaha não conseguiu disponibilizar o material de competição a tempo desta primeira prova, algo que deverá estar resolvido para a segunda prova, Guilherme Gomes cruzou a linha de meta na 34ª posição.

Uma demonstração da capacidade de aprendizagem e evolução do piloto de Mafra que, relembramos, fez a sua estreia além fronteiras nesta prova de Jerez que abriu o campeonato espanhol ESBK.

A segunda ronda do ESBK acontece nos primeiros dias de maio. Fique atento a www.andardemoto.pt para acompanhar de perto os resultados da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team.

andardemoto.pt @ 14-4-2021 10:57:58


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto