ESBK 2021 – Ivo Lopes a um passo do título!

O piloto português mantém a liderança das Superbike no campeonato espanhol ESBK. Ivo Lopes está a um pequeno passo de se sagrar campeão espanhol. E tudo vai ser decidido na última ronda no circuito de Jerez Ángel Nieto.

Fotos: Manu Tormo Fotografia

andardemoto.pt @ 25-10-2021 13:42:43

A realizar mais uma temporada verdadeiramente espetacular no campeonato espanhol ESBK, Ivo Lopes (BMW EasyRace Team) saiu do circuito Ricardo Tormo em Valência, onde este fim de semana se disputou a penúltima ronda do ano, com uma vantagem de 17 pontos sobre o seu único rival na luta pelo título, o espanhol Jordi Torres (Honda).

Nesta penúltima ronda em Valência, o fim de semana até nem correu tão bem como habitualmente para Ivo Lopes. A muita chuva que se fez sentir durante os treinos fez com que o piloto português tivesse dificuldades em encontrar a melhor afinação para a sua BMW M1000RR. Ivo Lopes foi então o terceiro mais rápido das Superbike na qualificação.

Na primeira corrida, disputada no sábado, e quando já tinha conseguido subir até segundo, a Direção de Corrida do ESBK viu-se obrigada a interromper a prova devido a um problema no sistema de cronometragem. No segundo arranque e com apenas 12 voltas para realizar, Ivo Lopes fez ainda melhor, subiu à liderança, mas um problema na sua moto não lhe permitiu alcançar a tão ambicionada vitória e terminou a corrida em 4º.



Com esse resultado, quem aproveitou foi o espanhol Jordi Torres que assim assumia a liderança do campeonato Superbike do ESBK, uma liderança que tinha sido exclusiva do português Ivo Lopes desde o início da temporada.

Na segunda corrida, disputada no domingo, Ivo Lopes e a BMW EasyRace Team optaram por realizar algumas modificações na afinação da M1000RR #75, e o português voltou a estar ao seu melhor nível na tentativa de recuperar a liderança do campeonato ESBK.

Num traçado bastante técnico como é o Ricardo Tormo, Ivo manteve-se colado na traseira de Jordi Torres, que saltou para primeiro e aí se manteve até meio da corrida, com Oscar Gutiérrez a também estar na luta pela vitória.



Sem se conseguir desenvencilhar de Gutiérrez, Ivo Lopes viu Jordi Torres escapar-se na frente da corrida. Porém, o espanhol da Honda acabou por levar longe demais o seu esforço e sofreu uma queda, tendo de abandonar. A partir desse momento Ivo Lopes correu de “calculadora na mão”, percebendo que seria mais benéfico chegar ao fim da corrida em 2º e somar muitos pontos para a sua conta pessoal, do que arriscar atacar Oscar Gutiérrez para ser o vencedor.

Foi assim, com este pensamento calculista, que Ivo Lopes cruzou a linha de meta na segunda posição na segunda corrida do ESBK em Valência, e desta forma voltou para o 1º lugar na classificação das Superbike.

A luta pelo título está ao rubro entre Ivo Lopes e Jordi Torres.

O português chega à última ronda de duas corridas em Jerez com 205 pontos na sua conta pessoal contra 188 pontos de Jordi Torres. Apenas estes dois poderão ser campeões, e estando 50 pontos em disputa nessa ronda final que se realizará já no próximo fim de semana no traçado andaluz, Ivo Lopes até poderá sagrar-se campeão logo na primeira corrida caso consiga somar mais 9 pontos do que Jordi Torres.

andardemoto.pt @ 25-10-2021 13:42:43


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto