MotoGP 2022 GP Qatar - Conferência de Imprensa pré-evento
“Vai ser uma época louca".
Todos os seis fabricantes estiveram hoje representados por um
piloto na Conferência de Imprensa do GP do Qatar, quando nos preparamos para o
arranque de 2022.
andardemoto.pt @ 3-3-2022 19:09:16 - Paulo Araújo
Após meses de espera, estamos finalmente prontos e no bom caminho. Na primeira Conferência de Imprensa Pré-Evento do ano, no Grande Prémio do Qatar, o Campeão do Mundo Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) foi acompanhado por Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Joan Mir (Suzuki Ecstar), Marc Márquez (Honda Repsol), Brad Binder (KTM Red Bull Factory Racing) e Maverick Viñales (Aprilia Racing).
Muitas pessoas sugerem que esta poderia ser a época de luta mais próxima e mais difícil de sempre em MotoGP. Ao que parece, os pilotos concordam, quando nos preparamos para ver seis fabricantes e 24 pilotos muito velozes que se enfrentam frente a frente em 21 corridas. Os próprios pilotos tiveram a sua opinião sobre a época que se segue:
Fabio Quartararo: "Bem,
vai tornar a vida mais difícil, mas para o espectáculo e para todos vai ser bom
não ter essa grande diferença. Lembro-me que há talvez 10 anos atrás tínhamos
alguns pilotos à frente e depois o resto, mas agora basicamente tudo é tão
apertado e o nível dos pilotos é realmente elevado. Agora penso que é o mais
próximo que já esteve e vai ser divertido".
Francesco Bagnaia: "É algo bom para o espectáculo, mas penso que há anos atrás, a forma de trabalhar era diferente. Agora é preciso fazer um ataque aos tempos. Eu estava a sentir isso há anos, com um ataque ao tempo no meu primeiro ano no MotoGP e com o tempo por volta que fiz em 2020, estava em quinto, e este ano fui 17º; uma grande diferença. Penso que é a forma de trabalhar no teste".
Joan Mir: "Sim, penso que para o espectáculo vai ser muito bom. Durante o teste no último dia parecia uma qualificação, mas significa que há muita competitividade entre os fabricantes e os pilotos e tudo, o espectáculo é espantoso. Como Fabio disse, torna a nossa vida um pouco mais difícil, mas estamos aqui para isso. Melhor assim, vamos desfrutar mais de dentro e as pessoas de fora também, e sim, vamos divertir-nos".
Marc Márquez: "Claro que, como eles dizem, o teste, foi muito próximo, mas não é o primeiro ano que o teste foi muito apertado. Vejamos durante as primeiras quatro ou cinco corridas, vamos compreender quem são os melhores. De qualquer modo, será interessante ter motos iguais, nível igual entre os pilotos e isto torna tudo mais interessante".
Brad Binder: "Vai ser um ano louco. Os tempos são tão próximos como sempre e as coisas são super-competitivas. Espero um pouco de corridas ao estilo Moto3 no domingo, vai ser super fixe de assistir, por isso vamos ver como corre".
Maverick Viñales: "Sinceramente, é sempre agradável. A competição está a aproximar-se cada vez mais. Um segundo cobre quase toda a grelha. Isto é fantástico, as motos são mais ou menos iguais e a competição é real".
Como é que os dois primeiros colocados de 2021 se sentem antes de 2022?
Quartararo, Campeão de 2021, e o vice-campeão Bagnaia entram na temporada como dois favoritos. A Yamaha não encontrou os ganhos de velocidade de topo que procurava, mas a Ducati continua a parecer ter um dos, se não mesmo o mais fortes pacote, da grelha. Então, como se estão a sentir antes da ronda de abertura da época no Qatar?
Quartararo: "Para ser franco, é óptimo estar de volta e quando a época termina, as semanas estão a decorrer rapidamente, mas quando se está perto de montar no Qatar, a última semana foi longa e é óptimo estar aqui. Penso que a pré-época foi boa, esperávamos um pouco mais de velocidade máxima. É o que é, precisamos de dar 100% em todo o caso. Estou pronto e ansioso por começar amanhã".
Bagnaia: "Penso que trabalhámos bem na pré-época. É difícil compreender o nível das motos nestes testes porque todos fizeram o que queriam sobre como trabalhar. Penso que o potencial da nossa moto é elevado e escolhemos o melhor pacote durante os testes. Estou bastante confiante como no final da última estação e penso que podemos começar a partir daí".
Uma pergunta nos lábios de todos é como é que Marc Márquez se vai dar no Qatar, e quão boa é a nova RC213V da Honda? A resposta a ambos virá agora no Circuito Internacional de Lusail.
O som das motos de Grand Prix a sair do pitlane no Qatar está mesmo ao virar da esquina. 2022 está aqui e que época se está a preparar. Se as corridas do ano passado, a apenas um passo de Doha, forem algo a ter em conta, então este fim-de-semana será absolutamente sensacional.
andardemoto.pt @ 3-3-2022 19:09:16 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto