SBK - Bimota regressa em 2025

Parceria com a Kawasaki

O icónico fabricante italiano de motos Bimota vai regressar ao palco das corridas mundiais em 2025, competindo no Mundial Motul de Superbike, numa parceria com a Kaswasaki.

andardemoto.pt @ 24-4-2024 15:21:32 - Paulo Araújo

Embora o Mundial Motul de Superbike de 2024 possa ter acabado de começar, há novidades  em torno da temporada de 2025, já que a Bimota estará de volta à grelha das SBK. A empresa vai associar-se à Kawasaki numa joint venture que resultará num chassis Bimota com motor Kawasaki (mais tecnologia aliada), competindo na classe de SBK.

Não só o motor da Ninja ZX-10RR será familiar, mas também muitos dos membros da equipa, uma vez que a Kawasaki transfere os seus esforços para o programa de corridas da Bimota, marcando um momento importante na jornada da Kawasaki Racing Team após quase quatro décadas na principal série de corridas global baseada em máquinas de produção que podem ser compradas em concessionários.

A Bimota tem uma longa história na competição, desde vencer o Campeonato do Mundo de 350cc em 1980 com Jon Ekerold numa Yamaha Bimota YB3 de dois cilindros e dois tempos, (semelhante a uma pilotada na altura no Nacional pelo agora Presidente de FIM Jorge Viegas) a ter sucesso na Fórmula 1 TT com Virginio Ferrari a conquistar as honras do Campeonato em 1987 a bordo de uma YB4R.


De modo algo estranho às máquinas de quatro tempos, a Bimota ganhou nada menos que sete corridas no primeiro Campeonato Mundial de Superbike, em 1988, graças a Davide Tardozzi (2 acima) e Stephane Mertens.

Mesmo no final do ano 2000, a Bimota ainda foi capaz de alcançar uma vitória numa corrida de SBK graças ao falecido Anthony Gobert, a bordo de uma máquina SB8R que subiu ao degrau mais alto do pódio num fim-de-semana de corrida molhado em Phillip Island. A marca ainda tentou competir numa fase mais recente com Terry Rymer e mais tarde em 2014 com Chris Iddon através da equipa Alstare.

Agora, reconhecendo não só o legado da Kawasaki nas corridas de Superbike, mas também a estreita cooperação e sinergias entre o acionista maioritário da Bimota, a Kawasaki, e o fabricante italiano sediado em Rimini, a nova equipa irá operar sob o título de “Bimota by Kawasaki Racing Team” para 2025.

Com uma máquina desenvolvida em conjunto pela Bimota e pela Kawasaki, a nova equipa desempenhará um papel fundamental no reconhecimento global e na presença no mercado da marca Bimota, sendo também crucial para realçar a habilidade artesanal e o cuidado que envolve a criação de cada Bimota. Espera-se que esta apreciação mais alargada da marca Bimota e do seu ADN de competição crie também um aumento da procura e das vendas de motos de estrada Bimota.


Com esta nova direção para a Kawasaki nas SBK, o Presidente e Diretor Executivo da Kawasaki Motors, Ltd. Hiroshi Ito, partilhou as suas ideias: “A Bimota tem uma reputação invejável de excelência no design e fabrico de motos. A nossa visão para a evolução desta marca mundialmente famosa vê as corridas como o próximo passo lógico, tanto em termos de desenvolvimento de produtos como de exposição da marca no palco global.
O nosso compromisso para com o Mundial de SBK é mais forte do que nunca e esperamos que este novo projeto de corrida energize os fãs da Bimota e da Kawasaki. A paixão pelo sucesso nas corridas mantém-se e aguardamos com expetativa a presença da Bimota by Kawasaki Racing Team na grelha de SBK 2025”. 

O COO da Bimota, Pierluigi Marconi, comentou:
A engenharia, a tecnologia e o apoio comercial diário já oferecidos pela Kawasaki colocaram a Bimota de novo na consciência dos meios de comunicação e dos potenciais clientes; agora é altura de dar o próximo passo na nossa evolução.
A Bimota tem as corridas como parte do seu ADN desde o primeiro dia e competir nas SBK ao mesmo tempo que desenvolvemos a nossa nova gama e se expande a rede de concessionários tem uma lógica inegável. Com a experiência inigualável dos atuais especialistas da Kawasaki Racing Team, o apoio e cooperação da Kawasaki Motors, Ltd. no Japão enchem-nos de orgulho e otimismo. A Bimota by Kawasaki Racing Team irá certamente formar as bases do próximo capítulo da história da Bimota”.

O Diretor de Equipa da KRT WorldSBK, Guim Roda, concluiu: “Nos últimos treze anos, eu e todos os que trabalham na oficina da KRT em Granollers, dedicámo-nos de todo o coração ao projeto Kawasaki Superbike e conquistámos sete títulos de pilotos em SBK, além de inúmeros prémios de equipa e de construtor. 
Agora - depois de a Kawasaki competir durante quase quatro décadas no Campeonato do Mundo de Superbike - estamos orgulhosos de fazer parte de uma nova era, formando a infraestrutura da nova Bimota by Kawasaki Racing Team.”

“(…) Estamos extremamente entusiasmados por sermos um componente central desta nova joint venture entre a Bimota e a Kawasaki. Estamos honrados por desempenhar o nosso papel neste novo projeto. Estou confiante de que temos a tecnologia e os recursos humanos necessários para sermos bem-sucedidos e será uma experiência nova e energizante colocar em campo uma impressionante equipa de dois pilotos no Mundial Motul de Superbike em 2025!”


andardemoto.pt @ 24-4-2024 15:21:32 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto