MOTO GP – GP DE ARAGÃO

UM PASSEIO DE DOMINGO

Na verdade, um passeio de fim de semana. Marc Marquez conseguiu a sua primeira vitória com a Ducati e esteve intocável no GP de Aragão.

andardemoto.pt @ 2-9-2024 10:18:53 - Texto: Vitor Sousa

‘Pole’, vitória na corrida Sprint, vitória no Grande Prémio, sempre com margem que não deixasse margem para especulações, Marc Marquez que não vencia há quase três anos, dominou por completo o fim de semana, conseguindo a sua primeira vitória com a Ducati.

Marquez, conseguiu no Motorland, o que mais ninguém logrou alcançar: uma afinação que lhe permitisse manter o seu arrojado estilo de condução. Deixou toda a gente a fazer outra corrida que não a sua. Com uma moto de 2023. Bom augúrio para a próxima temporada.

Numa prova que teve o pódio repetido da Sprint para a corrida principal, o (outro) grande vencedor de Aragão foi Jorge Martin. Quarto na grelha, segundo no sábado e segundo no domingo, Martin chegou a terras espanholas com cinco pontos de atraso para o seu rival directo na corrida para o título e saíu com 23 de vantagem. Isto porque… ‘Peco’ Bagnaia foi ‘do céu ao inferno’, depois de ter dominado por completo no Red Bull Ring, teve um fim de semana dramático em Aragão. Saindo de terceiro na grelha de partida, falhou a partida para as duas corridas, teve um pneu pouco colaborante na Sprint (P9) e, quando lutava pelo pódio, após um início periclitante, na corrida principal foi atirado ao chão por Alex Marquez!


Pedro Acosta regressou do relativo anonimato por que passava na época, conseguindo dois pódios (P3) no fim de semana.

Miguel Oliveira, oitavo na grelha, fez duas boas partidas mas, enquanto na corrida Sprint conseguiu um tranquilo quinto posto (atrás de quatro espanhóis), no GP caíu no final da primeira volta ao ‘perder’ a frente da sua Aprilia. Mesmo assim, conseguiu o melhor resultado da Aprilia num fim de semana muito complicado para a marca de Noale.


MOTO2 – DIXON APROVEITA

No dia em que o líder do campeonato, Sergio Garcia, teve uma actuação para esquecer, não pontuando, em que Ai Ogura terminou apenas em oitavo, Roberts e Aldeguer também não pontuaram, Jake Dixon conseguiu a segunda vitória da época e saltou para quinto no Campeonato. Tony Arbolino deu tudo o que tinha para não deixa escapar Dixon, mas teve de se contentar com o segundo posto. Deniz Oncu conseguiu o primeiro pódio da temporada.

Garcia ainda lidera o campeonato mas a vantagem reduziu-se para 12 pontos.


MOTO 3 – ESTREIA DE RUEDA

A chuva que caíu durante a noite deixou os pilotos da primeira corrida do dia convencidos de que o pneu ‘médio’ seria a melhor escolha para a prova. José António Rueda pensou de maneira diferente. Montou um composto ‘duro’ e quando todos começaram a ter dificuldades – nomeadamente David Alonso que, saindo da ‘pole’, chegou a ter uma liderança de dois segundos – Rueda levou a moto da Red Bull KTM Ajo para a frente, conseguindo a sua primeira vitória em Moto3.

Seguiram-se Colin Veijer e Luca Lunetta (primeiro pódio).

O Mundial continua já no próximo fim de semana com o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, em Misano.

Todos os resultados do MotoGP em www.motogp.com


andardemoto.pt @ 2-9-2024 10:18:53 - Texto: Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto