WSBK Estoril: Decisão Adiada

O Estoril acabou por não decidir o título mundial de Superbike, deixando para Jerez, no próximo fim de semana, o ‘climax’ da temporada 2024. Isto, apesar das duas corridas perfeitas de Toprak Razgatioglu e do final histórico no duelo com Nicolo Bulega na ‘Superpole Race’.

andardemoto.pt @ 14-10-2024 17:47:01 - Texto: Vitor Sousa

3 milésimos de segundo apenas separaram Bulega e Toprak na linha de meta do Autódromo do Estoril no final das 10 voltas da ‘Superpole Race’ de domingo de manhã. Um duelo entre os dois candidatos ao título mundial de pilotos que terá ficado como o melhor momento competitivo do fim de semana de corridas no circuito da linha (já confirmado no calendário de 2025).

Nos instantes finais, o italiano saíu da parabólica colado à BMW do turco e ‘espremeu’ a sua Ducati para, aproveitando da melhor forma a ‘aspiração’ e a superior tração do V4, roubar a vitória ao seu rival nosúltimos metros.


Na tarde de sábado, porém, Razgatioglu vencera com 9 segundos de vantagem sobreBulega e 11 sobre Iker Lecuona que, com a Honda, obteve o melhor resultado datemporada até ao momento.

No domingo, o líder do campeonato, mostrou ao que vinha e, embora começando com cautelas, saltou para a liderança ainda no primeiro terço da corrida e dominou por completo a segunda corrida grande do fim de semana,‘dando’ quase 4 segundos a Bulega que só manteve o segundo posto porque Bautista, arredado das contas do título (queda na corrida 1), fez de guarda-costas ao seu companheiro de equipa não o ultrapassando.

Assim, Toprak vai para a última corrida com uma vantagem bastante confortável, de 46 pontos quando haverá 62 em disputa… O piloto está à porta do seu segundo título e, tão ou mais importante, o primeiro a ser conseguido por um piloto montado numa BMW.

Embora o título de construtores possa ‘cair’ para a Ducati (que lidera neste momento e tem um conjunto de pilotos mais eficaz), a marca de Munique concretizará, finalmente, o seu objectivo quando decidiu trilhar este caminho no motociclismo de velocidade.


Entretanto, Danilo Petrucci, apesar da queda na primeira corrida no Estoril, confirmou-se como campeão entre os independentes, com 80 pontos de vantagem sobre Andrea Iannone à partida para a última prova.

O fim de semana ficou marcados pelas condições climatéricas adversas de sexta feira e sábado de manhã, e também pela presença de um bom número de público, demonstrando que o gosto dos portugueses pelo desporto motorizado ao mais alto nível continua forte.

IVO A PONTUAR
Seria injusto que o nosso mais recente representante no Mundial de Superbike saíssedo mesmo sem, pelo menos, somar alguns pontos. Aconteceu no Estoril, ao registardois P15 nas provas do fim de semana que valeram 2 pontos a Ivo Lopes. Ainda nãohá certeza de poder vir a estar em Jerez, uma vez que o piloto que está a substituir naHonda Petronas (Adam Norrodin) poderá estar de volta, mas estes já ninguém lhostira!


A mesma sorte não tiveram os outros representantes lusos. Gonçalo Ribeiro estreou-se no Mundial de Supersport e caíu na primeira corrida, sendo 21º na segunda. Rafaela Peixoto participou como convidada nas corridas do Mundial Feminino. Embora inexperiente aos comandos da Yamaha R7 (participa no Nacional de Supersport 300), e do natural nervosismo da estreia, levou a sua moto até à bandeira de xadrez, sendo 22ª na primeira corrida e 20ª na segunda.

Todos os resultados em www.worldsbk.com


andardemoto.pt @ 14-10-2024 17:47:01 - Texto: Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto