WSBK 2024 EM JEREZ - RAZGATLIOGLU Coroado!

Um segundo lugar na Corrida 1 da ronda espanhola do Mundial de Superbike, em Jerez, foi suficiente para Toprak Razgatlioglu vencer o Campeonato de 2024, concluindo de forma lógica a temporada em que foi o grande dominador.

andardemoto.pt @ 22-10-2024 14:22:52 - Texto: Vitor Sousa

Toprak obteve o seu segundo título na categoria, depois do primeiro conseguido em 2021, com a Yamaha, desta vez batendo o (impressionante) ‘rookie’ Nicolo Bulega, o melhor da Ducati. 

Foi também um triunfo histórico para a BMW que, pela primeira vez, viu um piloto seu sagar-se campeão mundial. Desde 2009 que o construtor de Munique andava a tentar…

O título de Razgatlioglu foi conquistado na sua primeira temporada com a BMW, depois de ter sido batido nos dois últimos anos pelo binómio Bautista/Ducati. O piloto turco encerrou a jornada andaluza com uma vitória na Corrida 2 (foi segundo na Superpole Race), a derradeira de uma temporada que ficou marcada pela sua incrível sequência de 13 triunfos antes do acidente de Magny Cours e da forçada ausência em duas jornadas (Magny Cours e Cremona).

Nas últimas três, novo conjunto incrível de resultados: três vitórias e três segundos lugares em seis corridas e três segundos lugares em três Superpole Race! Balanço final: 18 vitórias e 28 pódios nas 30 corridas disputadas!


A história da temporada escreve-se também com a brilhante temporada do estreante Nicolo Bulega, cujas circunstâncias já referidas, mantiveram na corrida pelo título até ao último fim de semana do ano.

Melhor piloto Ducati, com vitória na corrida 1 e na Superpole Race de Jerez, a superar um errático Alvaro Bautista que parece ter acusado em demasia a imposição do peso mínimo regulamentar para conjunto piloto/moto.

Alex Lowes, quarto no campeonato, foi o melhor da Kawasaki, com um início de temporada fulgurante (duas vitórias no fim de semana de abertura em Phillip Island) mas a que não conseguiu dar continuidade.

Na discussão do título da desilusão, Jonathan Rea poderá, seguramente, levar a taça. O norte-irlandês – seis vezes Campeão do Mundo – esteve uma sombra de si mesmo nesta primeira temporada aos comandos da Yamaha, marca da qual, aliás, nem conseguiu ser o melhor representante no final da temporada (foi Locatelli). 


Rea acabou apenas em 13º (pior classificação de sempre numa época completa), sem vitórias (pela primeira vez) e com um só pódio (Superpole Race em Donington).

Danilo Petrucci venceu o campeonato dos Independentes, batendo Iannone, e acabou em quinto da geral, à frente do segundo melhor da BMW, Michael Van Der Mark.

Em termos de marca, a Ducati acabou por levar a melhor (tinha melhor naipe de pilotos), à frente da BMW. As duas europeias bateram as japonesas, lideradas pela Kawasaki, com Yamaha e Honda (época para esquecer) a fechar as contas. Ivo Lopes esteve presente na prova de encerramento da temporada, não pontuou, mas fechou a época na 27ª, e penúltima, posição com os dois pontos conquistados no Estoril.

O campeonato mundial de Superbike regressa para o ano com duas etapas marcadas para Portugal: de 28 a 30 de março no Autódromo Internacional do Algarve e de 10 a 12 de outubro no Autódromo do Estoril.

Todos os resultados em www.worldsbk.com

andardemoto.pt @ 22-10-2024 14:22:52 - Texto: Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto