GP da MALÁSIA 2024 - Bagnaia no melhor e no pior
Um duelo que chegou ser empolgante, valeu a 10ª vitória da temporada em Grandes Prémios para Francesco Bagnaia, batendo o seu rival para o título, Jorge Martin. Mas o italiano, ao cair (mais uma vez) na corrida de Sprint, viu fortemente comprometidas as possibilidades de revalidação do título.
andardemoto.pt @ 3-11-2024 23:17:35
A tragédia de Valência, na sequência da tempestade DANA, marcou a semana e a mente de todos no paddock do MotoGP. Com a região abalada e em situação de catástrofe, o MotoGP viu-se forçado, em poucas horas, a encontrar um outro local para a grande final da temporada. O circuito de Barcelona deverá ser confirmado nas próximas horas como palco da decisão.
Na Malásia, para o 19º evento da temporada de 2024, voltaram defrontar-se os dois (agora únicos) candidatos ao título mundial de pilotos: Francesco Bagnaia, ‘oficial’ da Ducati, que o defende e Jorge Martin, ‘cliente’ da Pramac, que procura alcançá-lo, antes de se despedir das máquinas da Ducati, depois de ter sido preterido em favor de Marc Marquez como futuro companheiro de equipa de ‘Peco’.
O confronto começou na qualificação, com Bagnaia e Martin a segurarem, por esta ordem, os dois primeiros lugares da grelha. Mas ‘Peco’, que chegou a Sepang com 17 pontos de atraso para o seu adversário directo, começou por complicar a vida a si mesmo ao cair logo nas primeiras voltas da corrida Sprint. Martin venceu, à frente de Marquez e Bastianini. Foi o oitavo abandono de Bagnaia em 2024…
No Domingo, sob calor intenso, o italiano redimiu-se, impondo-se na luta intensa e directa que travou com Martin. Este, cauteloso, ‘deixou’ a vitória para a Ducati oficial, sabendo que, mesmo nesse caso, o segundo lugar valer-lhe-ia uma vantagem bastante confortável para a ‘grande final’.
São agora 24 pontos de avanço aqueles que Martin carrega para o último acto deste Mundial.Bastianini fechou o pódio, numa corrida que começou com aparatoso acidente envolvendo vários pilotos, levando mesmo a direcção a interrompê-la com bandeira vermelha.
MOTO2: VITÓRIA DE VIETTI
Celestino Vietti, apesar de queixas num ombro, foi o vencedor da corrida de Moto2 à frente de Jorge Navarro, saindo vencedor de um duelo que durou quase até ao final. A emoção maior, no final da corrida, que viu uma rara desistência de Ai Ogura, o recém coroado Campeão Mundial, centrava-se na luta pela terceira posição.
Dixon, Ramirez e Guevara lutavam pelo pódio quando, à entrada para a última volta, Jake Dixon reduziu a velocidade pensando que a corrida tinha terminado… Izan Guevara viria a conquistar o terceiro lugar.
A Kalex, que venceu 10 das corridas até ao momento, sagrou-se Campeã de Construtores.
MOTO3: ALONSO NÃO FACILITA
O colombiano David Alonso continua na sua senda imparável de triunfos no Moto3, tendo obtido, na Malásia, o 13º do ano… e sexto consecutivo! Foi, no entanto, uma vitória marcada por alguma tristeza pois a equipa Aspar, a que pertence, é de Valência.
Furusato, Rueda e Ortola ocuparam as posições imediatas, separados por menos 9 décimos de segundo.
Todos os resultados em www.motogp.com
andardemoto.pt @ 3-11-2024 23:17:35
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto