47º Rali Dakar 2025, Etapa 5: Alula - Hail

O dia que antecede o de descanso é sempre importante para pilotos e equipas. Todos sabem que amanhã vão poder repousar um pouco, redefinir estratégias para a segunda parte da prova e realizar uma revisão mecânica profunda às suas máquinas. No caso concreto das motos, até por precaução, a substituição de um motor pode ser uma medida muito importante a realizar.

andardemoto.pt @ 9-1-2025 20:14:47

Luciano Benavides

Luciano Benavides

No final desta quinta etapa que ligou Alula a Hail, num total de 491 km, dos quais 428km cronometrados, todos os sobreviventes, nas diferentes categorias e classes, sabem que a prova está agora a chegar a meio e há muito caminho para andar e há que continuar, mesmo que os obstáculos pareçam cada vez mais intransponíveis e o temível Empty Quartier esteja cada vez mais perto.

O próprio diretor da prova e antigo piloto, o francês David Castera, faz questão de acompanhar de perto o desempenho dos vários pilotos e está sempre por perto, nem que seja para assumir a responsabilidade por pequenos ajustamentos ou alterações que sejam necessários. Afinal de contas, a imprevisibilidade não é apenas para pilotos e respetivas equipas, mas também para a própria organização.


David Castera

David Castera

Castera, que é diretor da prova, nasceu em França, foi campeão Nacional de Enduro (1992) e campeão Mundial Júnior por Equipas (1993). Competiu cinco vezes no Paris-Dakar, tendo sido 3.º em 1997.

Após terminar a carreira juntou-se à ASO (Amaury Sport Organisation), como Diretor Desportivo e Diretor Adjunto dos Desportos Mecânicos em 2005, mas só em 2019 se tornou diretor da prova. Na prática, tem sido o responsável máximo por todos os Rali Dakar realizados na Arábia Saudita.

Quanto à jornada de hoje propriamente dita para os 3 pilotos da frente, parece que foi decalcada a papel químico com a etapa de ontem, mas há uma alteração de relevo: Sanders continua à frente, mas a sua vantagem está cada vez mais curta. Estratégia? Cansaço? Um pouco de ambas?


Ross Branch

Ross Branch

Assim, Daniel Sanders (4) da Red Bull KTM Factory Racing, tem agora um tempo total de 30 horas, 20 minutos e 15 segundos, quando falta ainda cerca de metade da prova e os seus adversários estão mais perto. Ter terminado hoje em 12.º lugar pode ser pouco, mas ainda dá para gerir a liderança.

O espanhol Tosha Schareina (68), a correr pela Monster Energy Honda HRC não só aguentou o 2.º lugar, ele que hoje terminou a etapa em 7.º, como se aproximou muito de Sanders. Separam-nos apenas  7 minutos e 2 segundos.

O piloto do Botswana Ross Branch (1), que corre pela Hero Motorsports Team Rally, não abre mão do 3.º posto e ao terminar a etapa em 4.º não se afastou demasiado dos seus adversários mais diretos e recuperou muito tempo face ao dia de ontem. Está agora a 17 minutos e 48 segundos do líder.

Já o mais rápido do dia de hoje foi o argentino Luciano Benavides (77) da Red Bull KTM Factory Racing, com um tempo verdadeiramente canhão de 4 horas e 53 minutos, ocupando o 7.º posto na tabela classificativa geral.


António Maio

António Maio

Prestação lusa um pouco aquém do dia anterior

Todos os pilotos querem, desesperadamente, chegar ao dia de descanso. Não apenas para repousar um pouco mais, mas também para fazerem uma revisão profunda às suas máquinas e definirem uma estratégia para a segunda parte da prova.

O piloto da Sherco, Rui Gonçalves (19), continua a ser o melhor português nas duas rodas, mas hoje a sua prestação foi um pouco inferior, sobretudo se comparada com ontem. Caiu 3 posições para 19.º, igualando a posição do seu número na moto. Está a 1 hora, 58 minutos e 7 segundos do líder.

António Maio (30), piloto Yamaha, terminou logo atrás de Gonçalves, na 23.º posição. Este resultado bastante positivo, melhor que no dia de ontem, acabou por dar os seus frutos. Maio recuperou 4 posições e é agora 25.º, a 3 horas, 9 minutos e 23 segundos de Sanders.


Bruno Santos

Bruno Santos

Já Bruno Santos (35), piloto da Husqvarna, é um exemplo de resiliência e recusa deitar a toalha ao chão, mas a etapa, tal como ontem, voltou a não lhe correr de feição. Acabou por perder mais 3 posições, ocupando agora o 57.º lugar. Tem mais 10 horas, 24 minutos e 11 segundos que Sanders, que lidera a prova desde o início.

De referir que no final da etapa de hoje estão em prova um total de 119 pilotos nas motos, ou seja, 14 já ficaram pelo caminho, sem considerar nas restantes categorias e classes onde o número de abandonos é relevante, nomeadamente nos automóveis.

A dupla lusa Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira (412) segurou a sua 3.ª posição nos SSV. Regressamos amanhã com mais informação sobre o Dakar e contamos com a sua presença.

Consulte também: 47º Rali Dakar 2025, Etapa 4: Al Henakiyah - Alula

Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira

Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira

andardemoto.pt @ 9-1-2025 20:14:47


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto