47º Rali Dakar 2025, Etapa 9: Riyadh - Haradah
Numa altura em que os corpos já mostram evidentes sinais de cansaço, o grau de concentração começa a ser menor, as mecânicas já sofreram imenso desgaste e todos os pilotos sabem que arriscar muito pode deitar tudo a perder...
andardemoto.pt @ 14-1-2025 20:14:46
Esta nona etapa foi a mais curta de todas até agora. Apenas 357 km, mas de uma dureza e exigência sempre crescentes. No que diz respeito a distâncias cronometradas, as 3 etapas ainda em falta são todas muito curtas, não atingindo nenhuma delas sequer os 300 km.
Numa altura em que os corpos já mostram evidentes sinais de cansaço, o grau de concentração começa a ser menor, as mecânicas já sofreram imenso desgaste e todos os pilotos sabem que arriscar muito pode deitar tudo a perder, logo agora.
O argentino Luciano Benavides (77), que ontem já tinha ganho a etapa, voltou hoje a repetir a façanha. Assim, o piloto da Red Bull Ktm Factory Racing, mostra que é um verdadeiro especialista nestas etapas em que a navegação tem grande importância, tal como a capacidade de leitura do terreno e a capacidade de ser rápido, sem cometer erros. Conseguiu uma vantagem de quase dois minutos para o segundo mais rápido, o francês Adrien Van Beveren (42) da Monster Energy Honda HRC que, tal como ontem, terminou em 2.º lugar.
Sanders (4) decidiu arriscar um pouco mais e terminou com um excelente 3.º lugar, aproveitando da melhor forma a queda do espanhol Tosha Tosha Schareina (68) que veio a acabar a etapa em 7.º e a aumentar a sua distância para Sanders, apesar de manter o 2.º lugar.
O australiano Daniel Sanders (4), fruto do 3.º lugar de hoje, reforça a sua posição de líder, com um tempo total de 47 horas, 45 minutos e 34 segundos. Sabe que nestas 3 etapas que ainda faltam não pode correr demasiados riscos e tem a consciência de que pode vir mesmo a ganhar este Dakar, sobretudo se continuar também a ter a sorte do seu lado e não sofrer penalizações.
O espanhol Tosha Schareina (68), a correr pela Monster Energy Honda HRC, não teve a etapa que desejava. Para reduzir a distância para Sanders só lhe restava arriscar, mas não correu bem e ao terminar em 7.º viu o fosso entre os dois pilotos aumentar cerca de 3 minutos. Tem agora mais 14 minutos e 45 segundos. Caso queira mesmo lutar pelo 1.º lugar só lhe resta arriscar tudo daqui para a frente.
Adrien Van Beveren (42), também da Monster Energy Honda HRC, terminou a etapa com um excelente 2.º lugar e ficou um pouco mais próximo da liderança de Sanders e até do seu colega Tosha. Dista de Sanders 20 minutos e 21 segundos e de Tosha menos de 6 minutos.
São os dois perseguidores mais diretos do australiano e vão ter de decidir, juntamente com a equipa, liderada pelo estratega Ruben Faria, qual a melhor estratégia para os 3 últimos dias: se 2.º e 3.º lugares do pódio são ótimos resultados ou se vão tentar chegar ao 1.º lugar.
Além disso, têm de ter presente que Benavides, nomeadamente por causa dos dois primeiros lugares nas últimas duas etapas, está cada vez mais próximo. Está agora a pouco mais de 7 minutos e também ele tudo fará para chegar ao pódio.
Rui Gonçalves perde uma posição, mas Bruno Santos subiu duas!
Felizmente que a etapa de hoje para os dois pilotos lusos, apesar de muito dura, não causou o abandono de nenhum deles! Ambos continuam em prova e sabem que para os 3 dias que ainda faltam importa ter força anímica para chegarem ao final com a melhor classificação possível, evitando as ratoeiras do Dakar que continuam a ceifar pilotos e a destruir as suas máquinas.
O piloto da Sherco, Rui Gonçalves (19), não conseguiu um resultado tão bom como aqueles a que nos tem habituado, tendo terminado no 22.º lugar. O resultado prático foi ter perdido uma posição na geral, por troca com o seu companheiro de equipa Lorenzo Santolini (15). Gonçalves está agora a 2 horas, 50 minutos e 50 segundos e com o top 10 mais distante. Mas muita coisa pode ainda acontecer.
O piloto da Husqvarna, Bruno Santos (35), esteve hoje em bom nível e conseguiu um resultado muito positivo. Terminou a etapa na 33.º posição e, desse modo, acabou por subir dois lugares na tabela classificativa, solidificando a sua posição no top 50, em 45.º lugar. Está agora a 15 horas, 35 minutos e 39 segundos de Sanders. O cronómetro ilustra bem a diferença de andamento para os homens da frente e reforça a importância de tentar, ao máximo, evitar penalizações.
A 10.º etapa, que vai ligar Haradh a Shubaytah será extensa, com um total com 638 km. No entanto em termos de especial será particularmente curta. Mas apesar de ter apenas 119 km, estes podem ser verdadeiramente demolidores.
Para se ter uma noção mais clara da exigência destas etapas, basta referir que hoje ficaram pelo caminho mais 5 motociclistas, mais 2 veículos na categoria dos clássicos e mais cinco na dos automóveis. De lamentar a desistência da dupla lusa Luís Portela e David Megre (320) e da dupla luso-norueguesa Rui Carneiro e Ola Floene (321). Quantos outros irão sucumbir nas 3 etapas que ficam a faltar?
Continuamos juntos, cada vez mais próximos do final da 47.ª edição do Dakar.
Consulte também: 47º Rali Dakar 2025, Etapa 8: Al Duwadimi - Riyadh
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