Mundial SBK 2025 - Estoril Toprak à porta do título
A segunda passagem do Mundial de Superbike por território português em 2025 valeu novo duelo entre os dois protagonistas da actualidade: Toprak Razgatlioglu venceu duas das três corridas mas falhou o sexto ‘hat-trick’ da temporada com a vitória de Nicolo Bulega na corrida 2. Decisão do título adiada para para a última jornada, em Jerez, no próximo fim de semana.
andardemoto.pt @ 13-10-2025 12:43:16 - Vitor Sousa
O Campeonato do Mundo de Superbike rumou ao Circuito do Estoril para a penúltima ronda da temporada de 2025 e viu o truco da BMW, líder do campeonato, chegar com vantagem pontual que, apesar de matematicamente lhe abrir a porta da conquista do título no fim de semana, parecia ser insuficiente pois a réplica que Bulega tem oferecido nas corridas mais recentes fazia prever mais um confronto cerrado entre ambos.
A qualificação viu Razgatlioglu conquistar a ‘pole’, à frente de Bulega e Bautista, que colocaram as duas Ducati oficiais na primeira linha ao lado da BMW. Para o espanhol esta era, inclusivamente, a primeira vez que iria sair sem ninguém à sua frente para a corrida 1 e para a Superpole Race.
A Corrida 1 começou atribulada e com bandeira vermelha ainda antes da conclusão da primeira volta, após Axel Bassani ter ‘perdido’ a frente da sua Bimota na inserção da curva 1 provocando o caos no meio do pelotão com vários pilotos a caírem.
No recomeço as Ducati voltaram a partir bem, mas Toprak não tardou a chegar à frente e, se bem que sem poder cometer erros ou distrações, acabou a dominar a primeira corrida do fim de semana e obter o seu triunfo número 20 do ano. Bulega e Bautista fecharam o pódio, Andrea Locatelli levou a melhor Yamaha à quarta posição, à frente da Bimota de Lowes.
Na Superpole Race, esperava-se que Bulega e a Ducati pudessem dar alguma réplica ao binómio Toprak/BMW, beneficiando da menor extensão da corrida. Até porque, na memória de todos, ainda estava a corrida do ano passado, na qual Bulega bateu Toprak no ‘sprint’ da última volta até à linha de meta onde passou como vencedor por 0,003s… a mais curta diferença entre primeiro e segundo na história do campeonato.
Bautista repetiu o terceiro lugar e Locatelli o quarto depois de Alex Lowes ter caído na entrada da última volta quando discutia essa posição com o italiano.
A possibilidade da execução do famigerado ’match point’ por parte de Razgatlioglu na conquista do campeonato já no Estoril parecia muito difícil de acontecer. Algo de muito errado teria de acontecer a Bulega para que tal acontecesse. E foi o contrário que se verificou.
Na partida Bulega, Locatelli e Bautista foram mais lestos que Toprak que ainda teve de se haver com Iannone (falsa partida e consequente penalização de Long Lap). O italiano fugia na frente e, depois de se desembaraçar da concorrência, tentou a caça à Ducati.
No entanto, numa sucessão de voltas mais rápidas em corrida, Bulega e Toprak íam ganhando e perdendo tempo em relação um ao outro, mantendo a diferença praticamente inalterada. Na fase final da corrida, já em dificuldades com o seu pneu traseiro, ‘El turco’ resignou-se com o segundo lugar e adiou a, muito provável, conquista do título para Jerez de la Frontera.
Bautista, pela terceira vez, terceiro no fim de semana, ficou a mais de 15 segundos do vencedor… e ascendeu ao terceiro lugar do campeonato, aproveitando da melhor forma a ausência de Danilo Petrucci (lesão na mão direita). Desta vez, Alex Lowes conseguiu mesmo o P4, à frente de Locatelli e Xavi Vierge, o melhor da Honda ao longo dos três dias.
Ivo Lopes a fazer o possível
A jornada estorilense contou com a presença do português Ivo Lopes, repetindo o sucedido no ano passado e voltando ao WorldSBK depois de ter estado já este ano, como aqui, a substituir Zakuan Zahidi na Honda-Petronas. Aos comandos da pior moto do paddock e sem a rodagem necessária neste palco, o português encontrou as naturais e esperadas dificuldades, tendo conseguido como melhor resultado o P17 na Superpole Race, à frente do estreante Bobby Fong (Yamaha).
O Campeonato do Mundo de Superbike termina no próximo fim de semana, no Circuito Angel Nieto, em Jerez de la Frontera.
Todos os resultados em www.worldsbk.com
andardemoto.pt @ 13-10-2025 12:43:16 - Vitor Sousa
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto