MotoGP 2026 - GP Estados Unidos - Um novo sheriff no circuito das Américas

Bezzecchi ainda não tinha vencido nos USA, e no circuito das Américas dominou na corrida principal e bateu um recorde que ainda pertencia a Jorge Lorenzo, com o maior número de voltas consecutivas na liderança de um grande prémio…104 voltas seguidas que começaram no AIA em 2025; desde então Bezzecchi nunca mais viu um piloto à sua frente…impressionante!

andardemoto.pt @ 2-4-2026 18:08:00 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Depois do início do campeonato, por paragens mais a sul, na Tailândia e Brasil, o MotoGP voltou a um circuito já conhecido, para onde o fornecedor de pneus Michelin trouxe as carcaças de construção normal, o que poderia voltar a repor ordem na casa visto a construção de carcaça reforçada dos pneus usados nos dois primeiros GP poderiam ter dado à Aprilia algum tipo de vantagem.

Fabio Di Giannantonio bateu o recorde da volta e colocou na pole a sua Ducati GP26 com uma decoração especial Pop-art desenhada em colaboração com o conhecido artista Aldo Drudi. Mas no arranque da sprint foi passado na curva, para quarto, por Marc Márquez que arrancou muito bem, fazendo esquecer a grande queda que sofreu nos treinos.

Digi devolveu com uma ultrapassagem de cortar a respiração, mas o que aconteceu a seguir foi interessante: Marc diz que subestimou a sua velocidade ao entrar na curva doze, com a travagem forte à esquerda, e não contando com o cone de ar das três motas que o precediam, entrou demasiado rápido, bloqueou a frente e caiu, levando Digi como dano colateral e acabndo ambos sem pontuar. Queda também para Bezzecchi nesta sprint, repetindo o erro da Tailândia.

Um improvável Bagnaia liderou assim todas as voltas da Sprint de sábado, exceto a última. Martin conseguiu recuperar quase dois segundos e meio nas últimas três voltas, provando que o pneu médio foi uma excelente aposta.

Por seu lado, Bagnaia queixou-se das vibrações do pneu macio que montou e que lhe hipotecou o primeiro lugar. Uma excelente ultrapassagem de Martin na travagem da curva doze deixou Bagnaia sem capacidade de resposta! A expressão de Pecco “Fucking bastard, Jorge!”, refletiu bem o ataque de Martim na última volta…hilariante! 

A Sprint de Austin em 2026 foi daquelas corridas que condensam uma temporada inteira em apenas dez voltas: drama, quedas, polémicas, ultrapassagens no limite e um vencedor, Martin, que voltou a mostrar porque razão já foi campeão do mundo, passando a liderar a tabela de pontos no dia de sábado. Isto apesar de ter destruído a sua moto na volta de consagração, com um cavalinho que correu mal, prova de que isso acontece aos melhores!

Segundo Martin os avanços da moto trancaram e não conseguiu alinhar a roda da frente quando tocou o asfalto… Certo é que podia ter corrido muito mal.


Pedro Acosta terminou em terceiro, na pista, mas perdeu o pódio por penalização de pressão de pneus, entregando esse lugar a um improvável Enea Bastianini que surgiu muito competitivo em Austin. Penalizado saía também Marc Marquez para a corrida de Domingo com uma “long lap” penalização resultante do acidente com Digi no dia anterior. Estará Marc Marquez a acusar a pressão? 

Na corrida principal no Domingo, Bezzecchi, que também sofreu uma penalização por bloquear Marc durante a qualificação, arrancou da quarta posição, o que dificultava o objetivo de continuar a liderar todas as voltas de corrida desde o GP de Portimão em 2025. Mas Bezzecchi fez história… e liderando logo a partir da primeira volta, tornando-se o primeiro piloto da era moderna do motogp (desde 2002) a ganhar cinco corridas consecutivas, e sempre na frente.


Ao fim da primeira volta Bez liderava e apesar de um toque com Acosta na saída da curva onze, nunca mais largou o primeiro lugar, deixando o piloto de Múrcia no combate com Martinator nas voltas seguintes, que acabaria de ceder o segundo posto para o piloto da Aprilia oficial. Martin ainda tentou levar Bezzecchi a cometer um erro, reduzindo a distância, mas como disse, o pneu da frente já não aguentava o ritmo e em segundo ficou!

O domínio da Aprilia tem-se provado corrida após corrida e aqui no COTA poderíamos ter visto um pódio com três motos de Noale…A falha de motor na moto de Ai Ogura foi uma decepção e deixou Rivola com o coração nas mãos…será que iriam os restantes motores ceder? Não cederam e deram à Aprilia a segunda dobradinha da época apenas com três GP concluídos.

Em terceiro ficou Pedro Acosta na KTM, confirmando o bom resultado de sábado e desta vez sem problemas de pressão dos pneus. Fabio Di Giannantonio terminou num confortável quarto posto e é o melhor piloto Ducati na classificação do mundial, com mais cinco pontos que Marc Marquez, que apesar de umas primeiras voltas algo frouxas e a cumprir a long lap conseguiu levar a Ducati Lenovo até a um quinto posto, com batalhas intensas com o seu colega de equipa Pecco, o irmão Alex Marquez, e Enea Bastianini num raro dia de boa forma…brilhante desempenho do piloto de Cervera.


Luca Marini foi o melhor piloto da Honda, em nono, enquanto a melhor Yamaha foi a de Toprak Razgatlioglu, em décimo quinto. O fiel piloto da equipa, Fabio Quartararo (Campeão do Mundo de MotoGP em 2021), disse: "O Toprak impressionou-me durante todo o fim de semana”, mas Fabio parece distante e descomprometido com a sua moto, até pela forma estranha como caiu na qualificação…Quartararo não vê melhoras na sua M1 e não parece interessado em arriscar, se eventualmente estiver de saída em 2026.

Para a Aprilia, uma nova “dobradinha” com a vitória de Bezzecchi e o segundo lugar de Martin, o ano de 2026 não podia estar a correr melhor. O trabalho desenvolvido na RS-GP tem demonstrado que são uma ameaça à hegemonia da Ducati e poderão lutar pelos primeiros lugares. Vemos a Aprilia neste momento, e parece terem tudo no sítio certo, rápidos em linha reta, chegaram mesmo a liderar as tabelas de velocidade em Austin (353 km/h de Bezzecchi), a moto parece curvar sobre carris, e já não estragam os pneus. Um pacote amigável para todos os seus pilotos.

Os adeptos queixaram-se em temporadas anteriores que "as Ducatis ganham sempre." Dirão o mesmo da Aprilia se o seu sucesso atual continuar? Teremos de esperar por Jerez de la Frontera, onde tudo poderá ser diferente.

A corrida principal do GP dos EUA confirmou:

  • Domínio absoluto da Aprilia, com Martín e Bezzecchi em grande forma.

  • Acosta cada vez mais sólido como candidato a vitórias.

  • Ducati competitiva, mas sem ritmo para acompanhar as Aprilia.

  • Marc Márquez longe dos seus dias de domínio em Austin, mas ainda combativo.

Agora haverá uma pausa de quatro semanas, que termina com o MotoGP de Espanha em Jerez, de 24 a 26 de abril, onde muitos apregoam que é onde o verdadeiro campeonato começa, com as equipas muito rodadas e com muito conhecimento do circuito Andaluz. Até lá…


Com o grande domínio pela marca Italiana de Noale, os pilotos Aprilia seguem no mundial nas posições cimeiras:

1) Marco Bezzecchi (Aprilia) – 81 pontos

2) Jorge Martín (Aprilia) – 77 pontos

3) Pedro Acosta (KTM) – 60 pontos

4) Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) – 50 pontos

5) Marc Márquez (Ducati) – 45 pontos

6) Raúl Fernández (Trackhouse Aprilia) – 40 pontos

7) Ai Ogura (Trackhouse Aprilia) – 37 pontos

8) Alex Márquez (Gresini Ducati) – 28 pontos

9) Francesco Bagnaia (Ducati) – 25 pontos

10) Luca Marini (Honda) – 23 pontos

11) Enea Bastianini (Tech3 KTM) – 22 pontos

12) Brad Binder (KTM) – 17 pontos

13) Franco Morbidelli (VR46 Ducati) – 14 pontos

14) Fermín Aldeguer (Gresini Ducati) – 13 pontos

15) Johann Zarco (LCR Honda) – 13 pontos

16) Diogo Moreira (LCR Honda) – 9 pontos

17) fabio quartararo (Yamaha) – 6 pontos

18) Alex Rins (Yamaha) – 3 pontos

19) Joan Mir (Honda) – 3 pontos

20) Toprak Razgatlıoğlu (Pramac Yamaha) – 1 ponto

21) Jack Miller (Pramac Yamaha) – 0 pts

22) Maverick Viñales (Tech3 KTM) – 0 pontos

23) Michele Pirro (Gresini Ducati) – 0 pontos

Após o GP dos Estados Unidos a classificação por equipas reflete o domínio da Aprilia, com as suas duas equipas no topo da tabela:

1)      Aprilia Racing – 158

2)      Trackhouse Motogp team – 77

3)      Red Bull KTM factory racing – 77

4)      Ducati Lenovo team – 70

5)      Pertamina Enduro VR46 Racing team – 64

6)      BK8 Gresini Racing MotoGP - 41

7)      Honda HRC Castrol - 26

8)      Red Bull KTM Tech3 - 22

9)      LCR Honda - 22

10)  Monster Energy Yamaha MotoGP Team - 9

11)  Prima Pramac Yamaha MotoGP - 1



andardemoto.pt @ 2-4-2026 18:08:00 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp