Primeira Bimota Performance Cross Over
Revelada na EICMA
Graças ao seu
inovador layout TESI, a TERA estabelece um novo padrão na indústria e está
equipada com o icónico motor sobrealimentado tetracilíndrico em linha da Kawasaki,
que produz uns enormes 14
kgf/m de binário.
andardemoto.pt @ 7-11-2023 18:48:50 - Paulo Araújo
Desde os primeiros anos da marca, muitas motos da marca Italiana Bimota foram lançadas combinando desempenho referencial com comportamento de primeira classe como pilares do seu sucesso.
Agora, a Bimota criou uma máquina única no cenário mundial. Não só o desempenho, o prazer de condução e o conforto coexistem em perfeita harmonia, mas também encapsulam de forma inigualável o ADN icónico da Bimota.
TERA é o mais recente desenvolvimento do conceito de chassis TESI com um layout que oferece exatamente a distribuição de peso frontal de 52,5% que os engenheiros de Rimini consideraram ideal para um Performance Cross Over de 4 cilindros em linha.
A Bimota também deu à TERA as mais recentes iterações dos sistemas de controle dinâmico de veículos introduzidos pela Kawasaki nas suas motos desportivas mais potentes e exclusivas.
A TERA oferece valores de desempenho líderes na sua classe (em testes, de 0 a 100 km/h em 3,5s e de 0 a 200 km/h em 8,2 s).
Um chassis totalmente novo com duas vigas de liga de alumínio ajuda a manter o peso baixo e a baixar o centro de gravidade.
Projetar a carroceria do zero também significou que os designers puderam incorporar novos recursos.
As malas são as maiores já vistas numa Bimota e o banco traseiro tem espaço para transportar um passageiro em conforto.
O chassis da TERA, com efeito anti-mergulho incorporado, é completamente novo e foi concebido de raiz com o objetivo de produzir uma máquina para cada estilo de condutor e passageiro em todos os tipos de estradas, combinando conforto sublime, características exclusivas e capacidades de condução impecáveis.
A ciclística é a evolução do modelo TesiH2 da Bimota, enquanto a carroceria é feita de materiais que vão do alumínio à fibra de carbono.
A TERA possui um sistema de direção único e inovador desenvolvido com o objetivo de atingir 35° de raio de viragem.
Comparado à TesiH2, o novo sistema de direção patenteado permite 8° a mais de raio, mantendo o guiador diretamente ligado à roda dianteira através de uma solução multi-link, tornando-o mais sensível às irregularidades da estrada e à travagem.
Esta tecnologia também otimiza o máximo desempenho nas curvas graças à distribuição variável e contínua da rigidez de inclinação e ao centro de rolamento ativamente reduzido (reduzido em até 30 mm).
A TERA oferece uma impressionante variedade de recursos de assistência ao condutor como padrão, muitos dos quais foram desenvolvidos em colaboração com a Kawasaki, incluindo Cruise Control, embraiagem assistida e contra-deslizante, tela TFT colorida e iluminação LED.
O escape Akrapovič Titanium é equipamento padrão e possui um silenciador leve de titânio com logotipo gravado a laser, extremidade e escudo térmico de carbono.
O programa de Manutenção Genuína amplia ainda mais a gama de serviços pós-venda oferecidos pela Bimota para atender às necessidades dos clientes que desejam preservar o desempenho e a excelência que são a assinatura de todas as motocicletas Bimota construídas em Rimini.
andardemoto.pt @ 7-11-2023 18:48:50 - Paulo Araújo
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