Acrobata austríaco realiza manobra inacreditável: sobe uma montanha vendado e a fazer cavalinho numa vespa
O stuntman austríaco Guenther Schachermayr elevou o conceito de proeza motociclística a um novo patamar ao circular em cavalinho com uma Vespa sem roda dianteira por 4,5 quilómetros numa sinuosa estrada de montanha na Áustria, tudo isto enquanto estava completamente vendado. A façanha serve de preparação para um desafio ainda maior no famoso Grossglockner.
andardemoto.pt @ 15-6-2025 10:30:00
Enquanto muitos ainda se recordam da impressionante manobra de Dougie Lampkin, que fez em cavalinho o percurso do Isle of Man TT numa das suas motos Vertigo, o nome de Guenther Schachermayr poderá, agora, vir a superá-lo com a sua mais recente ousadia.
Para quem ainda não o conhecia, Schachermayr é um stunt rider com uma paixão particular por realizar o impensável com uma Vespa. Das proezas que desafiam a lógica, como arrastar um avião Cessna até velocidades de descolagem ou subir um salto de esqui, se a ideia for selvagem e envolver a icónica scooter italiana, ele alinha. A sua aparência, uma mistura curiosa entre Hulk Hogan e Dolph Lundgren no seu auge, só lhe confere ainda mais mística.
A sua mais recente façanha viu este "viciado em adrenalina" com um bronzeado permanente fazer em cavalinho com uma Vespa especialmente adaptada cerca de 4,5 quilómetros, subindo uma estrada montanhosa apertada e extremamente sinuosa em St. Ulrich, na Áustria. Para tornar a acrobacia ainda mais perigosa, o piloto austríaco realizou todo o percurso com um saco preto amarrado enfiado na cabeça, impedindo-lhe a visão.
Naturalmente, a Vespa foi adaptada de diversas formas para a proeza. Em primeiro lugar, foi-lhe removida a roda dianteira e foram-lhe instalados trucks de skate por baixo para lhe permitir rolar caso a parte frontal caísse. Além disso, um tanque de oxigénio médico foi colocado sob o guiador, necessário devido à restrição causada pela cobertura na cabeça. A manobra contou ainda com assistência externa, com um veículo de apoio que o direcionava para a esquerda e para a direita através de uma ligação por rádio.
Embora Schachermayr normalmente realize este tipo de feitos para conquistar recordes mundiais, esta aventura serviu como preparação para algo muito maior. Ele planeia agora fazer vendado e em cavalinho o famoso Passo Alpino Grossglockner, um percurso que, se concluído na totalidade, abrange cerca de 40 quilómetros.
Não há ainda informações sobre quando esta tentativa será feita.
andardemoto.pt @ 15-6-2025 10:30:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews