Travagens bruscas

Como em qualquer veículo, também numa moto é necessário ter alguns cuidados quando travamos. Como a maioria das motos só tem duas rodas devemos ter maior atenção e antecipar as situações.

Motociclista experiente @ 13-12-2012 10:19:28

Nunca devemos fazer travagens bruscas. No entanto, perante situações inesperadas, devemos manter a moto direita e as duas rodas alinhadas. A travagem deve ser bem doseada entre a roda da frente e a de trás. Ao contrário do que se possa pensar, o travão da frente tem maior capacidade de travagem e menor tendência a derrapar, mas é importante que a direcção da moto não esteja inclinada, para evitar estragos. 


Muita atenção às condições do piso: areia, óleo derramado, lama e outros lixos, gelo, muita água e até a tinta das passadeiras são um perigo. Estes perigos são de todos nós conhecidos para qualquer veículo, mas os motociclistas sabem melhor que ninguém a sua dimensão. 

Como evitar estes perigos? De entre outros aspectos, é de salientar a importância de conduzir com precaução, nunca facilitar ou pensar que se domina a "máquina" e sobretudo manter todos os sentidos em alerta, coisa que a moto facilita pelas suas características. A experiência faz o resto. Por exemplo nas passadeiras, passe sempre "nas partes escuras das zebras", isto é, evite a tinta.

Motociclista experiente @ 13-12-2012 10:19:28


Clique aqui para ver mais sobre: Moto-Dica