Cobre Pernas para Scooters - Afinal o Inverno não é tão frio!

Uma solução específica para as scooters, destinada a combater o frio e a chuva e a aumentar exponencialmente o conforto na condução quando a meteorologia se põe adversa.

andardemoto.pt @ 3-3-2020 07:30:00

Quem anda frequentemente de scooter, sobretudo quem a desfruta ao longo de todo o ano, sabe perfeitamente que um dos piores tormentos do Inverno é o frio que se apanha nos membros inferiores. A falta do motor entre as pernas impossibilita a radiação do calor que nas motos convencionais as aquece, além de causar uma enorme corrente de ar que, aliada à imobilidade, torna penosa a condução por períodos prolongados nos dias mais frios.

As scooters querem-se práticas, fáceis de conduzir, que estejam prontas para nos levar a qualquer lado num instantinho! Se tivermos que usar equipamento de protecção completo, específico para a prática do motociclismo no inverno, essa praticidade perde-se com o tempo que se necessita para vestir e despir todo o equipamento, além do inconveniente que causa, sobretudo quando fica molhado.

Por isso, em qualquer capital europeia, os  chamados cobre pernas ou aventais, são quase um imperativo durante grande parte do ano. Protegem do frio, da chuva e também da sujidade proveniente dos salpicos causados pelos outros veículos.

Com o cobre pernas, naqueles dias de aguaceiros, poupa-se o tempo de vestir e despir as calças e as botas de chuva, bastando usar um bom casaco e umas boas luvas, isto para além do capacete, claro, para nos mantermos confortáveis nos pequenos trajectos.

Normalmente os cobre pernas disponíveis no mercado incluem uma capa de assento, para evitar que este fique molhado enquanto a moto está estacionada, protecção de peito, conveniente sobretudo nos dias de muita chuva, e sistema de protecção anti-roubo. Muitos oferecem ainda forros de inverno destacáveis, bolsos impermeáveis ou sistemas de remoção rápida e quase todos oferecem um dispositivo que permite um acesso fácil à chave de ignição.


A maioria dos cobre pernas é desenhada especificamente para cada modelo de scooter, para garantir um ajuste perfeito, impedindo a entrada de ar e água para as pernas. A sua montagem é normalmente simples, com sistemas de ajuste e fixação que podem, ou não, ser apertados nos diversos parafusos da carenagem, operação que a maioria dos motociclistas pode fazer em casa, de forma simples e rápida.

Para evitar que o cobre pernas ondule, sob a acção do vento, diversos modelos vêm reforçada a zona inferior, seja através de câmaras de ar ou tubos de poliuretano. Esta solução também facilita a passagem dos pés, evitando que o condutor se atrapalhe em qualquer situação de emergência.


As scooters de plataforma plana, devido ao seu design mais standardizado, contam ainda com diversos modelos universais que praticamente dispensam instalação, sendo mais fáceis de remover e guardar quando chega o tempo quente.

Para comprovarmos o aumento de conforto e a facilidade de instalação e utilização, recorremos recentemente à Piaggio, que disponibiliza como acessório oficial cobre pernas específicos para todos os seus modelos.

No entanto outras marcas de acessórios, como a Tucano Urbano, a OJ ou Bagster,para nomear apenas as mais conhecidas, oferecem soluções diversas, tanto de cariz universal, como específicas para os diferentes modelos de scooter.



No caso específico da Beverly 350 em que instalámos o cobre pernas para ilustrar este artigo, não notámos alterações do seu comportamento dinâmico. Se bem que a alta velocidade há alguma ondulação da capa cobre pernas, ela nem incomoda nem interfere com a estabilidade. Subir e descer da scooter não regista qualquer dificuldade, e o acesso dos pés ao chão, em paragens ou mesmo em manobra, não apresenta qualquer limitação.

O seu custo, que pode rondar entre os 50 e os 200 euros, é um excelente investimento, já que na generalidade, e caso sejam bem instalados, os cobre pernas podem aguentar muitos anos de serviço, e basta começar a rolar para se perceber a diferença em termos de conforto.


andardemoto.pt @ 3-3-2020 07:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: Moto-Dica