Investigadores espanhóis patenteiam protectores de rails de segurança com Posidónia

Um grupo de investigadores da Universidade de Alicante, Espanha, patenteou um protector de rails de segurança fabricado com a alga Posidónia oceânica que absorve os impactos e minimiza o risco de lesões sobretudo dos motociclistas nas estradas.

andardemoto.pt @ 16-10-2013 18:29:25

A tecnologia patenteada pelo grupo de Investigação de Tecnologias de Materiais e Território serve para revestir os suportes dos rails de segurança nas estradas e permite absorver e dissipar grande parte da energia cinética que se produz num choque, evitando possíveis amputações quando o corpo humano embate nesses suportes.

O dispositivo consiste num elemento que absorve o impacto fabricado a partir de uma mistura de resíduos de Posidónia oceânica com conglomerados orgânicos ou inorgânicos hidráulicos.

Segundo o professor José Miguel Saval Pérez, responsável pela investigação, a mistura “é feita através da mistura dos componentes (resíduo e conglomerado) a seco de depois adiciona-se água e mistura-se novamente. Depois introduz-se a mistura num molde onde para ser compactado. Em seguida, procede-se à remoção da peça do molde e a mesma ficará a secar à temperatura ambiente”.

“Também está prevista a utilização de aditivos como corantes comerciais, compatíveis com o conglomerado utilizado, de modo a poder variar-se a cor do absorvente em função das necessidades de sinalização e do tipo de estrada”, acrescenta José Miguel Saval.

andardemoto.pt @ 16-10-2013 18:29:25


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews