Pneu usado pode ser arriscado!

Este é o mote de campanha de sensibilização pública para a "Nova Etiqueta dos Pneus", obrigatória já a partir de 1 de Novembro. 

andardemoto.pt @ 19-10-2012 16:14:29

A ACAP e a Comissão Especializada de Produtores de Pneus, seus associados, lançaram a Campanha: "Pela sua segurança- Pneu usado, Pode Ser Arriscado!", com o objectivo de sensibilizar o consumidor para os riscos inerentes à utilização de pneus usados, não controlados, de origem desconhecida.
Os pneus são o único elemento do veículo em contacto com o solo.  É por isso que são essenciais para a segurança.
Existe um risco associado à aquisição de pneus usados, ainda que em visivelmente bom estado, especialmente os que têm um passado desconhecido ou duvidoso. Os pneus usados podem ter sido expostos a utilizações, manutenções e armazenamentos impróprios, podendo estar danificados ao ponto de os tornar não utilizáveis.
Ao comprar pneus usados, não controlados, o consumidor pode incorrer em riscos de segurança, pela perda das qualidades originais e danos não visíveis do pneu, risco de ilegalidade, se o pneu não tiver a profundidade mínima por lei, risco de perda de dinheiro por gastos imprevistos e até risco de afectar o ambiente.
Resultados recentemente apresentados, após uma Campanha de revisão de pneus, refrem que um em cada três veículos circula com pneus com pressão incorrecta, 9% circulam abaixo do limite legal de piso e 17% dos pneus tem danos visíveis.
Segundo estudos desenvolvidos, de todos os veículos implicados em acidentes com vítimas e que apresentavam algum problema mecânico, 62 % dos mesmos tinham defeitos nos pneus e que num em cada 100 acidentes mortais estão implicados directamente defeitos nos pneus dos veículos.
Por diversas vezes, testes comparativos têm vindo a evidenciar graves problemas de qualidade dos pneus importados, nãso controlados, relacionados com a segurança, principalmente na condução em piso molhado e distância de travagem em piso seco.
Com o objectivo de combater este problema, a Campanha conta com o Apoio de diferentes Entidades com responsabilidades reguladoras e ambientais, que se prontificam a actuar com o objectivo de promover a segurança rodoviária, menores impactos ambientais e, ainda, prevenir custos decorrentes do incumprimento da legislação vigente.

andardemoto.pt @ 19-10-2012 16:14:29