Taxa de desemprego sobe para os 15,8%

A taxa de desemprego aumentou para os 15,8 por cento no terceiro trimestre, tendo o número de desempregados aumentado para mais de 870 mil.

andardemoto.pt @ 14-11-2012 16:47:06

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Segundo a LUSA, os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento da taxa de desemprego em 0,8 pontos percentuais no último trimestre, tendo sido contabilizados 870,9 mil desempregados entre Julho e Setembro

As taxas de desemprego mais elevadas foram registadas em Lisboa (17,8 por cento) na Região Autónoma da Madeira (17,5 por cento), no Norte (16,4 por cento) e no Alentejo (16,1 por cento).

O aumento verificado no final do terceiro trimestre corresponde à subida mais elevada da taxa de desemprego desde 2008, quando se situava nos 7,3 por cento.

O INE refere que o aumento de desempregados ocorreu sobretudo nos homens, na faixa etária dos 15 aos 24 anos e com nível de escolaridade correspondente ao ensino superior.

Portugueses com menor poder de compra em 2013

O PIB vai cair 1,6 por cento no próximo ano, divulgou o Banco de Portugal na passada terça-feira.

Segundo o Jornal de Negócios, o Banco de Portugal refere que “A actual projecção é caracterizada por riscos de uma evolução mais desfavorável da actividade económica” e  “está condicionada por elevada incerteza, associada a vários factores, designadamente a evolução da envolvente externa (incluindo a implementação de medidas de resolução da crise de dívida soberana na área do euro), o impacto das medidas da política económica interna, a resposta dos agentes económicos e o processo de ajustamento de médio e de longo prazo da economia. Estes factores determinam uma amplitude substancial do intervalo de confiança das projecções em torno da projecção pontual”.

De acordo com estas projecções, o poder de compra dos portugueses atingirá em 2013 o nível mais baixo desde o ano de 1999.

andardemoto.pt @ 14-11-2012 16:47:06


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp