Lisboa aperta “caça” aos carros mais antigos

A Câmara de Lisboa vai implementar um novo sistema de leitura de matrículas que permite multar os veículos antigos que não cumpram as regras ambientais impostas pela cidade.

andardemoto.pt @ 19-11-2012 00:00:00

Em Abril de 2012, o município de Lisboa decretou que os veículos com matrícula anterior a 1992 e 1996 não estão autorizados a circular em certas zonas da capital. Essa medida foi tomada para reduzir a poluição em certas zonas da cidade, mas teve poucos efeitos até à data.

Segundo a TSF, o vereador Nunes da Silva disse que a Polícia de Segurança Pública (PSP) não tem meios para assegurar a fiscalização, nem vê nelas uma prioridade. O responsável queixa-se de que há zonas em que a PSP não multou uma única viatura. Para pôr termo à situação, a autarquia avança com este sistema de leitura, idêntico ao que existia nas ex-SCUT, e que será instalado em cerca de 15 semáforos da capital.

Com entrada em funcionamento no final do primeiro trimestre de 2013, este sistema vai também limitar ainda mais a idade dos veículos. Os carros anteriores a 2000 vão deixar de poder circular na Baixa e na Avenida da Liberdade, quando até agora esta limitação ficava-se pelos carros anteriores a 1996.

Já nas avenidas de Ceuta, Forças Armadas, Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique e Eixo Norte/Sul vai passar a ser proibida a circulação de veículos com matrícula anterior a 1996, quando até hoje essa proibição ficava-se pelos carros anteriores a 1992.

andardemoto.pt @ 19-11-2012 00:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews