Z Motorcycle – A moto elétrica inspirada na letra Z

As motos elétricas permitem a criação de designs futuristas. O californiano Joseph Robinson desenhou a Z Motorcycle, uma moto elétrica com um design muito característico e que vai buscar inspiração à letra Z.

andardemoto.pt @ 9-3-2020 09:57:37

Quando Roland Sands, um dos nomes maiores do mundo da personalização de motos, disse que as motos elétricas não estão limitadas ao nível do design por muitas das necessidades impostas pelas motos com motor a combustão, poucos imaginavam que tantos designers levassem estas palavras de Roland Sands à letra.

E é precisamente à letra, nomeadamente à letra Z, que o designer californiano Joseph Robinson foi buscar inspiração para chegar ao design futurista que podemos ver na sua mais recente criação: a Z Motorcycle.

A forma particular e que dá nome a esta moto elétrica vem do desenho do seu quadro em Z, que de certa forma nos faz recordar a posição de condução das “lightcycle” do filme Tron – Legacy. No entanto, na Z Motorcycle o condutor vai sentado em cima da moto e não “dentro” da moto.


O design futurista, de linhas aerodinâmicas e sem elementos que não sejam necessários, esconde componentes como os punhos ou os poisa-pés que retraem ficando embutidos na estrutura em Z.

O corpo desta moto de Joseph Robinson, mais habituado a criar automóveis futuristas, funciona também como um painel em grande escala. Ou seja, as formas fluídas da Z Motorcycle podem apresentar diversos grafismos para tornar esta elétrica num veículo que se destaca ainda mais na estrada.

Com um design minimalista, a Z Motorcycle inclui ainda uma característica bastante prática e interessante: a bateria de 30 kW/h pode ser removida e trocada por uma nova bateria totalmente carregada, permitindo assim ao condutor seguir a sua viagem sem ter de esperar muito tempo.


Há no entanto a possibilidade de usar o sistema de carregamento rápido, com a ficha para ligar à eletricidade localizada debaixo do assento plano.

De momento esta Z Motorcycle não passa de um conceito imaginado por Joseph Robinson.

A verdade é que as dimensões das baterias e dos motores elétricos permitem criar todo o tipo de designs, e nos próximos anos veremos cada vez mais motos elétricas a adotarem formas pouco convencionais para o mundo das duas rodas.

andardemoto.pt @ 9-3-2020 09:57:37

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews