POIMO - Uma scooter insuflável

Um conceito interessante que dá que pensar, e que já criou uma nova designação: Soft Mobility, ou mobilidade flexível.

andardemoto.pt @ 23-6-2020 15:11:54

Este é um conceito que nos deixou, no mínimo, desconcertados, mas que nos faz pensar no que o futuro nos reserva.

Alunos da Universidade de Tóquio seguiram as passadas dadas por alguma investigação espacial, e desenvolveram este conceito que batizaram como POIMO (POrtable and Inflatable MObility) derivado da ideia de mobilidade portátil insuflável.

O conceito é realmente básico, composto por uma estrutura rígida, que suporta motor bateria e rodas, e uma estrutura insuflável que além de ser responsável pela direção, consegue acomodar um adulto em pequenas deslocações. A sua estrutura flexível promove uma maior segurança em caso de embate com peões, outras viaturas ou estruturas urbanas.


A arquitectura insuflável permite esvaziar a scoooter para transporte, eventualmente numa mochila, e voltar a enchê-la de ar quando necessário. Testes realizados comprovam que o conceito é perfeitamente viável e capaz de ser passado à produção.

Obviamente que a evolução das baterias e a miniaturização dos motores eléctricos, a par com o aumento de sua eficiência energética, podem futuramente tornar este projecto ainda mais interessante. Também os novos materiais têxteis à base de polímetros, extremamente resistentes e dotados cada vez mais de propriedades inovadoras, e o grafeno, com as suas propriedades eléctricas, podem fazer evoluir este conceito para níveis inimagináveis, seja em termos de design ou em termos de funcionalidade.

Certo é que, com o aumento da população, sobretudo nas grandes cidades, a utilização de automóvel para uso particular tem os dias contados, e são necessárias alternativas práticas.

Veja o vídeo:


andardemoto.pt @ 23-6-2020 15:11:54


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews