Suzuki GSX-S1000 GT – Para ir muito mais além!

A casa de Hamamatsu apresenta uma evolução da sua sport-turismo. A nova Suzuki GSX-S1000 GT garante a capacidade dinâmica e conforto para viajar e ir muito mais além!

andardemoto.pt @ 22-9-2021 20:20:58

Neste final de 2021 a Suzuki acaba de alargar a sua gama de modelos mais vocacionados para viajar. A casa de Hamamatsu apresenta uma evolução da sua sport-turismo, e a nova Suzuki GSX-S1000 GT garante a capacidade dinâmica e conforto ideais para viajar e ir muito mais além! É o regresso da Suzuki aos modelos GT baseados nas suas nakeds.

A anterior geração GSX-S1000 já se dividia em variante naked e na carenada F. Porém, a nova GSX-S1000 GT é um passo em frente nas ambições de moto para percorrer longas distâncias, adicionando elementos “premium” que a anterior GSX-S1000 F apenas sonhava em ter.

Aproveitando a também nova GSX-S1000 que foi apresentada com muitas novidades este ano, os engenheiros da marca japonesa optaram por manter o mesmo motor. Estamos a falar do quatro cilindros em linha, agora em variante Euro5, capaz de disponibilizar nada menos do que 152 cv às 11.000 rpm e um binário máximo de 106 Nm às 9.250 rpm.


Com o foco na entrega de binário a baixos e médios regimes, o motor que equipa a nova Suzuki GSX-S1000 GT também não desilude quando as rotações sobem até ao “red line”. A marca anuncia que esta “Gran Touring” regista apenas 6,64 segundos a atingir os 200 km/h a partir de uma posição estacionária, o que revela, por um lado a boa capacidade de tração, mas também um “pulmão” forte para que o motor seja capaz de entregar a sua potência nos regimes mais elevados.

A suportar o motor encontramos uma estrutura que brilha pela sua solidez estrutural e torsional. O quadro dupla trave fabricado em alumínio é uma opção testada e comprovada, e a Suzuki GSX-S1000 GT adiciona a este quadro componentes de ciclística que permitem atingir novos patamares dinâmicos. De referir ainda que a Suzuki desenvolveu um novo subquadro traseiro, em aço tubular, mais forte para resistir ao peso adicional do passageiro e malas, que estão disponíveis como equipamento adicional.


Vídeo de apresentação da Suzuki GSX-S1000 GT


Relativamente à travagem, a escolha recai sobre pinças Brembo de fixação radial e quatro pistões que mordem discos de 310 mm (à frente). A suspensão dianteira Kayaba conta com forquilha invertida totalmente regulável em précarga / compressão / extensão, as bainhas têm 43 mm de diâmetro, enquanto no eixo traseiro o monoamortecedor permite ajuste da précarga e extensão.

Mas a característica mais diferenciadora desta GSX-S1000 GT acaba por ser o seu design.

A Suzuki adota uma linguagem estilística bastante agressiva, com linhas bem vincadas, em particular na secção frontal, que inclui iluminação “Full LED”, enquanto a carenagem conta com asas aerodinâmicas para garantir mais estabilidade a alta velocidade.

Como não poderia deixar se ser, a Suzuki instala na GSX-S1000 GT um pacote de tecnologias que tornam esta novidade numa moto mais polivalente e que se consegue adaptar a diferentes ambientes e necessidades.



O Suzuki Intelligent Ride System – SIRS inclui acelerador eletrónico que controla os modos de condução SDMS (três modos diferentes à escolha) que alteram a resposta do motor mantendo a potência máxima em todos eles, o controlo de tração STCS com cinco níveis de intervenção e que pode ser desligado, “cruise control” para viagens em total conforto, assistente de passagem de caixa bidirecional, arranque fácil Suzuki e assistente de baixas rotações, enquanto o painel de instrumentos TFT a cores e com 6,5 polegadas permite conexão com o smartphone para funcionalidades adicionais.

A posição de condução foi desenvolvida especificamente para que o condutor da GSX-S1000 GT se sinta perfeitamente confortável. Para isso, a Suzuki instala um guiador que é mais alto e mais largo do que a antiga GSX-S1000 F, sendo que os apoios do guiador são flutuantes para melhor absorção das vibrações.

A nova Suzuki GSX-S1000 GT chega aos concessionários da marca em Portugal no próximo mês de novembro. O preço confirmado pelo importador da marca, a Moteo Portugal, é de 15.449€. As cores disponíveis serão Metallic Triton Blue, Metallic Reflective Blue ou ainda o Glass Sparkle Black.

Galeria de fotos Suzuki GSX-S1000 GT

andardemoto.pt @ 22-9-2021 20:20:58


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews