Volta ao Mundo de Mota, a história de um pai e um filho.

Um pai e um filho determinados para enfrentarem a maior jornada das suas vidas, unidos por duas grandes paixões: a aventura e as motos.

andardemoto.pt @ 20-12-2021 11:35:53

Sérgio e Kyr, pai e filho, vão partir para a grande aventura das suas vidas. Uma viagem com uma duração prevista de 2 anos, que os levará a visitar 60 países, em 5 continentes, numa distância a rondar os 100.000 quilómetros.

Com partida agendada para Março de 2022, esta viagem será composta por 3 etapas.

A primeira etapa irá começar em Lisboa e terminará em Vladivostok, cidade portuária Russa localizada junto ao Mar do Japão.

Finalizada esta etapa, e após atravessarem o Oceano Pacífico, será em Vancouver que a jornada irá prosseguir, numa segunda etapa e que os levará a percorrer todo o continente Americano até Buenos Aires.

A terceira etapa será para atravessar o continente africano com partida em Cape Town e regresso a Lisboa.



Kir tem 28 anos, e é o responsável pelo planeamento da viagem, tratando da respectiva promoção e toda a burocracia inerente. É um viajante experiente com conhecimentos de sobrevivência.

Kyr sempre foi fascinado por motas de aventura, alimentado por um desejo de conhecer locais únicos intocados pelo homem, onde a natureza contagia com paz e equilíbrio. Com 20 anos começou as suas viagens de mota, contando com diversas viagens na Rússia, Africa, e Europa.

O fascínio do Kyr pelas viagens e motas não conseguiu deixar o pai, Sérgio, indiferente.


Sergio tem 51 anos, é engenheiro e um hábil mecânico e eletricista, pelo que é o responsável pela preparação e manutenção das motos.

Sérgio nasceu na Sibéria onde se diz que “o próprio frio tem frio” e as temperaturas chegam aos-50ºC. Casou e constitui família na Crimeia e em 2000 decidiu emigrar para Portugal, onde encontrou o lugar ideal para viver.

Como nota de destaque, Sergio apenas tirou a carta de condução de motos há cerca de dois anos, mas quando descobriu que o seu filho tinha o plano de dar a volta ao mundo, juntou-se sem qualquer hesitação a esta aventura. 

A viagem em si é mais do que a concretização de um sonho, é também uma oportunidade para testarem os seus limites e conhecimentos ao longo desta aventura. Um dos principais objetivos desta viagem é a passagem pelas paisagens e monumentos naturais do nosso planeta com a escolha de percursos fora das civilizações.

A moto que ambos escolheram para esta aventura foi a Ténéré 700, uma a escolha que acreditam ser a  mais acertada para esta aventura familiar. Preparadas cuidadosamente para enfrentarem as mais diversas condições meteorológicas e rodoviárias e garantirem o conforto necessário nas grandes tiradas, as motos contam com uma decoração personalizada com referências aos 5 continentes.

 Pode acompanhar esta aventura em nas redes socias, Instagram e Facebook.

andardemoto.pt @ 20-12-2021 11:35:53


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews