Gama KTM EXC 2024

As novas KTM EXC para 2024 foram apresentadas e chegam melhores que nunca.

andardemoto.pt @ 11-9-2023 12:00:23

Com mais de 126 títulos mundiais de Enduro, a KTM é, para muitos motociclistas, uma referência no off-road e para 2024 a marca austríaca pretende fortalecer e continuar a fazer a sua história nesta área que já conta com mais de três décadas.

Para tal, a fabricante de Mattighofen aprimorou toda a sua linha EXC 2024 com novos quadros, suspensões e alta tecnologia.

Quer a gama EXC e EXC-F da KTM equipam agora forquilhas WP XACT, com 48 mm de diâmetro, que possuem uma nova válvula hidráulica capaz de fluir mais eficazmente o óleo.



Nos modelos de enduro a KTM continua a utilizar o sistema de suspensão traseira PDS, adaptado ao novo quadro, e utiliza o novo monoamortecedor WP XPLOR PDS.

Toda a suspensão, frontal e traseira é total e facilmente regulável, de forma remota, em compressão, extensão e pré-carga.

Os novos sub-quadros estão mais leves, robustos e resistentes para oferecerem um maior feedback ao motociclista e garantirem melhores prestações. Ainda no sub-quadro está inserido a nova unidade de controlo off-road para um fácil acesso e maior proteção.


Em conjunto com os pilotos Red Bull KTM Factory, as carenagens frontais foram ajustadas a fim de oferecer um melhor contacto com os joelhos, melhorando a simbiose entre motociclista e moto na condução em pé.

Também o guarda-lamas frontal ganhou um novo design que previne o radiador e motociclista de ficarem cobertos de lama.

Nas versões a 4 tempos da EXC 2024 o depósito transparente tem agora uma capacidade de 8,3 litros e nas a 2 tempos a capacidade é ligeiramente superior, 8,9 litros.


A monitorização da eletrónica é assegurada por uma unidade de controlo totalmente independente colocada sob o assento e que substitui a utilização de fusíveis e relés electrónicos. Em caso de falha de qualquer componente elétrico, o estado de erro de cada unidade é indicado por uma luz LED vermelha ou verde.

Em termos de motores, a gama de modelos a 2 tempos (KTM 150, 250 e 300 EXC) estreia a nova tecnologia de injeção eletrónica do corpo da admissão. Designada abreviadamente por TBI, proporciona entregas de potência ultra-suaves, quase ao nível de um carburador, sem necessidade de reajuste em diferentes altitudes.

O corpo de admissão também recebeu uma importante atualização de design, com novas abas de plástico no exterior desta para um melhor isolamento. Este novo design evita o excesso de combustível em secções extremas de subida ou descida.


Toda esta tecnologia da unidade motriz e a válvula eletrónica na linha de escape vem oferecer ainda a possibilidade de escolher entre dois mapas de potência através do botão opcional no guiador.

Nos modelos a 4 tempos (KTM 250, 350, 450 e 500 EXC-F), os ganhos foram significativos ao mudar a posição do motor inclinando-o dois graus para trás e reposicionando o pinhão de ataque 3 mm mais abaixo, resultando numa melhoria do centro de gravidade.

Foram ainda realizados aperfeiçoamentos no quadro para oferecer uma maior tração em inclinação extrema e potência na saída das curvas.

Na KTM EXC-F existe agora em opcional um sistema de controlo de tração e, pela primeira vez numa moto de enduro, a tecnologia quickshifter. O quickshifter e o controlo de tração podem ser ativados ou desativados automaticamente,em simultâneo com os diferentes mapas de potência.

Estes desenvolvimentos na gama EXC são o culminar de muitos anos de experiência no topo da competição de Enduro, reunindo uma combinação dinâmica de desempenho, ergonomia e tecnologia que permite desafiar qualquer terreno e redefinir os limites.

A nova linha EXC e EXC-F 2024 da KTM ainda não tem previsão de chegada aos concessionários autorizados nem preço. Para mais informações visite o site da fabricante.

andardemoto.pt @ 11-9-2023 12:00:23


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews