Honda trabalha forquilha Hossack
Uma patente submetida pela Honda revela que a fabricante japonesa está a investigar a aplicação de uma suspensão Hossack para a naked de alta cilindrada CB1000R.
andardemoto.pt @ 2-10-2023 13:46:58
A tecnologia Hossack foi adotada nas motos de topo da BMW, desde a K1200 até à K1600, e, mais recentemente, também na última geração da Honda Gold Wing. Agora, a Honda está a desenvolver uma versão adaptada desta ideia previsivelmente para uma moto naked de alto desempenho, a CB1000R.
Um pedido de patente submetido pela Honda mostra a secção dianteira estilo Hossack, composta por uma estrutura de metal fundido que segura a roda dianteira, ligada ao quadro por um par de braços semelhantes às suspensões dos automóveis. apoiados por um único amortecedor colocado em posição central. No pedido de patente o sistema está aplicado a uma moto naked de quatro cilindros, semelhante à CB1000R.
Como principal vantagem, a forquilha Hossack é capaz de separar as forças de travagem e de suspensão, permitindo uma suspensão suave e evitando um afundamento da frente durante a travagem. Além disso, esta suspensão permite ajustar a flexibilidade lateral, mantendo ao mesmo tempo a máxima rigidez longitudinal.
No entanto, neste caso, a Honda está a explorar uma vantagem do design Hossack que até agora tinha sido ignorada, a sua aerodinâmica.
Vista de frente, a estrutura vertical assente na roda dianteira pode ser mais estreita do que as forquilhas telescópicas tradicionais e pode ser moldada num perfil aerodinâmico para cortar o ar de forma mais eficiente. Como se pode ver, acima da roda da frente, o design foi moldado de forma a canalizar o ar em direção às duas entradas laterais existentes no depósito de combustível. Segundo a patente, estas entradas de ar podem ser usadas quer para a alimentação do motor quer para ajudar a arrefecer o radiador.
Um detalhe que não está mencionado na patente é o farol dianteiro, que graças à tecnologia LED, permite aproveitar melhor o espaço utilizado devido ao seu tamanho significativamente mais reduzido que as lâmpadas convencionais, sendo possível conceber uma frente muito mais aerodinâmica, enquanto mantém a estética de uma moto naked.
andardemoto.pt @ 2-10-2023 13:46:58
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews