Bandit9 aprimora projeto EVE Odyssey

A Bandit9 deu uma nova vida à sua moto EVE Odyssey, com um quadro ainda mais fino em alumínio escovado à mão, moldado como uma bala de precisão.

andardemoto.pt @ 4-9-2024 12:10:17

No último ano, muita coisa aconteceu a Daryl Villanueva, o responsável máximo da Bandit9. Ele e a sua equipa de design dedicaram-se a melhorar a EVE Odyssey, feita de alumínio de grau espacial, o mesmo utilizado nas naves espaciais da NASA. O trabalho envolveu engenharia minuciosa e uma busca constante por forma a integrar todos os componentes mecânicos, elétricos e estruturais numa estrutura contínua, singular e desenvolvida internamente, esculpida como uma verdadeira obra de arte.


E valeu a pena. A versão renovada da EVE Odyssey da Bandit9 surge com um design revitalizado. Mantém a icónica forma de projéctil de alta velocidade, mas está mais aerodinâmica, assemelhando-se mais a uma bala de arma de precisão do que ao projétil de 9 mm que inspirou a sua antecessora. O depósito está fundido a este quadro de alumínio, projetado e fabricado de raiz. A equipa de design também escondeu o escape dentro do novo quadro, e um monobraço oscilante flui para o corpo, finalizado com o emblema de aço escovado à mão da Bandit9.


A Bandit9 adicionou um monoamortecedor à EVE Odyssey aprimorada, para estabilizar a moto em curvas acentuadas. A equipa de design transformou a forquilha numa peça que se assemelha a uma escultura de arte moderna, tornando-a apelativa ao olhar e funcional ao mesmo tempo. Esconde a suspensão telescópica, que ajuda a tornar a condução mais suave, absorvendo as irregularidades da estrada. A moto está ainda equipada com uma transmissão manual de quatro velocidades e pode atingir velocidades até 110 km/h, com um consumo de cerca de 1,5 L/100 km.


Muitos dos componentes da moto são personalizadas: o guiador de aço, os punhos, as alavancas e os interruptores em alumínio; os espelhos de ampla visão; os faróis e luzes de travão LED brancos; e os indicadores de sinalização.

A troca da tampa do depósito de combustível convencional por uma magnética facilita a abertura, eliminando a necessidade de rodá-la. Os mostradores tradicionais foram substituídos por um subtil velocímetro digital. Até os botões dos comutadores revelam criatividade, como uma pulseira, selando a abordagem artesanal da nova EVE Odyssey.


Até agora, a EVE Odyssey da Bandit9 está disponível para encomenda e é enviada para todo o mundo, com as primeiras entregas já realizadas.

A Bandit9 dedicou um ano ao desenvolvimento da moto EVE Odyssey. A equipa de design teve de descobrir como unificar o depósito, o assento, os sinalizadores e todas as outras partes que, convencionalmente, estão separadas no quadro de uma moto, num corpo único com uma apresentação minimalista. É seguro dizer que a Bandit9 conseguiu. "Esta é a verdadeira magia por detrás da nova EVE", afirma Daryl Villanueva. "Ao criar o nosso próprio quadro, não ficámos dependentes de estruturas pré-determinadas por ninguém. Isto não é uma peça modificada ou personalizada. É um produto totalmente novo."

Para Daryl Villanueva, a série EVE é sinónimo da Bandit9. Não é apenas um produto da marca, mas a própria marca. "Tenho a certeza de que vamos encontrar uma forma para ir ainda mais além. Por agora, precisamos de uma pausa. A EVE Odyssey é um enorme esforço de equipa, e não podia estar mais orgulhoso das pessoas que a tornaram possível. O meu único desejo é que estejam igualmente orgulhosos do trabalho que fizeram. Na minha opinião, esta é a melhor peça que já criámos, e penso que é apenas o começo", conclui o diretor.

andardemoto.pt @ 4-9-2024 12:10:17


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews