Honda revela nova moto de competição elétrica para trials: RTL ELECTRIC

Modelo promete redefinir o segmento de motos de trial com tecnologia avançada e foco na sustentabilidade.

andardemoto.pt @ 18-10-2024 09:27:00

A Honda apresentou oficialmente a sua mais recente moto de competição elétrica para trials, a RTL ELECTRIC, que fará sua estreia na 6ª ronda do Campeonato All Japan Trial 2024, em Wakayama/Yuasa, no dia 13 de outubro. Este modelo inovador está a ser desenvolvido como uma alternativa elétrica superior à Montesa COTA 4RT, uma moto de referência no desporto, com vista a futuras competições no Campeonato Mundial de Trial.

A nova RTL ELECTRIC utiliza uma bateria de alto desempenho, derivada do protótipo CR ELECTRIC PROTO, otimizada especificamente para a utilização em trials. O motor elétrico está integrado com um inversor, prometendo alta potência e velocidade de rotação adequadas às exigências das competições. Para garantir uma performance precisa nas condições mais desafiantes, a moto está equipada com embraiagem, volante de inércia e uma caixa de transmissão, fundamentais para o controlo e equilíbrio exigidos em provas de trial.



O quadro foi desenvolvido com base em tubo de alumínio, utilizado nas séries anteriores da Honda, mas com melhorias na rigidez para proporcionar maior estabilidade e uma significativa redução de peso. Além disso, o braço oscilante também foi redesenhado, contribuindo para a leveza do conjunto e melhorando o comportamento da suspensão. A disposição dos componentes elétricos foi cuidadosamente otimizada, permitindo uma colocação ideal do centro de gravidade, resultando numa manobrabilidade intuitiva e precisa, essencial para enfrentar os obstáculos nas provas de trial.

As dimensões da RTL ELECTRIC são 2.010 mm de comprimento, 830 mm de largura e 1.130 mm de altura, com uma distância entre eixos de 1.320 mm e uma distância ao solo de 335 mm. O motor é um síncrono de corrente alternada, alimentado por uma bateria de lítio-íon. A moto conta com uma embraiagem hidráulica húmida e uma transmissão de malha constante. Em termos de pneus, a Honda escolheu os Michelin COMP para a dianteira e os Michelin COMP X11 para a traseira, oferecendo uma excelente aderência e tração. Os travões consistem num disco de Ø183,5 mm com quatro êmbolos na frente e um disco de Ø150 mm com dois êmbolos na traseira. A suspensão dianteira é telescópica, enquanto a traseira utiliza o novo braço oscilante.p



Com o lançamento da RTL ELECTRIC, a Honda reforça o seu compromisso com a eletrificação e a neutralidade carbónica, alinhando-se à sua visão de tornar todos os seus produtos e atividades empresariais neutros em carbono até 2050. Este novo modelo representa um marco na evolução tecnológica da marca, tanto para o mercado de trials como para o futuro das competições de motos elétricas.


andardemoto.pt @ 18-10-2024 09:27:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews