Honda V3 com compressor elétrico
A Honda apresentou no Salão EICMA de 2024 o protótipo de um motor de Combustão Interna (ICE) tricilíndrico, de alta eficiência e alto desempenho, especificamente desenvolvido para motos de alta cilindrada.
andardemoto.pt @ 11-11-2024 14:41:15
Esta unidade motriz, extremamente compacta, apresenta uma arquitetura V3 a 75°. Refrigerada por líquido, está equipada com um compressor elétrico, capaz de produzir um elevado fluxo de ar de admissão independentemente do regime do motor, permitindo disponibilizar um elevado binário logo a partir de um baixo regime de rotação.
Esta configuração, com compressor elétrico, permite ainda um elevado grau de liberdade na disposição de todos os componentes no espaço limitado disponível numa moto, e uma centralização eficiente das massas. Além do mais esta solução não requer a utilização de intercooler, o que também a torna muito mais conveniente.
Não é a primeira vez que a Honda desenvolve um motor V3, pois a NS400R, ainda da era dos motores a dois tempos, em meados dos anos 80, apresentava uma configuração semelhante, mas sem o compressor elétrico.
Agora, a Honda retoma o conceito, com o olhar na sua futura gama de motos, aproveitando a versatilidade desta configuração, sobretudo pelas suas reduzidas dimensões. Sem revelar mais nenhuma informação, a Honda cria expectativas quanto aos modelos que podem vir a incorporar este novo motor.
andardemoto.pt @ 11-11-2024 14:41:15
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews