Apresentação Oficial do Portugal de Lés-a-Lés 2025 a 23 de março, na Figueira da Foz
27.º edição da grande aventura vai decorrer no Hotel Malibu na Figueira da Foz
andardemoto.pt @ 16-3-2025 15:14:13
Para 2025 Federação de Motociclismo de Portugal preparou uma verdadeira maratona de descobertas, onde não faltarão a imponência paisagística e a monumentalidade arquitetónica, as serras e o mar, interior e litoral, cidades e aldeias, e, como sempre, muitas novidades.
A verdade é que, mesmo num território com área total ligeiramente abaixo dos 89 mil quilómetros quadrados, com largura máxima de 218 km e um comprimento que nunca excede os 561 km em linha reta, Portugal alberga um manancial de surpresas. É um País enorme em diversidade e contrastes, oferecendo paisagens, gastronomia e tradições bem diferentes, por vezes a paredes-meias. Que é como quem diz ao virar de cada curva!
O Portugal de Lés-a-Lés de 2025 vai ter admiráveis motivos de interesse a que se juntam o prazer de viajar ou a camaradagem exclusiva do evento que, desde 1999, atravessa Portugal Continental na sua maior distância, de norte a sul.
Para a 27.º edição da grande aventura, a Comissão de Mototurismo da FMP reforçou a aposta, com animação acrescida nos palanques de partida e, sobretudo, nas chegadas, tal como nos muitos Oásis ‘plantados’ ao longo do percurso.
Outro dado adquirido é a partida em Penafiel, cumprindo a tradição de uma década de retomar a aventura onde foi deixada no ano anterior. Assim a capital da sub-região do Tâmega e Sousa será o palco do Passeio de Abertura, repleto de motivos de interesse, das marcas de vivências pré-históricas no castro do Monte Mozinho, um dos maiores da Península Ibérica, às mais recentes e belíssimas aldeias preservadas.
Claro que haverá espaço e tempo para as descobertas gastronómicas, em terras de forte tradição de doçaria romeira e de bem conhecidos vinhos, mas também para etnográficas e da fauna e flora que pululam nas margens dos rios Douro, Tâmega e Sousa, além do pequeno rio Cavalum, cujos 17 km de águas hidratam apenas terras penafidelenses.
No dia seguinte, com um azimute de 180º, a caravana ruma a sul, com a obrigatória travessia do rio Douro feita por um ponto inédito na história do Lés-a-Lés. Depois, as serras, muitas e bonitas, e as passagens junto ao mar em locais de grande tranquilidade e trânsito reduzido. Claro que haverá muito mais novidades neste 27.º Portugal de Lés-a-Lés mas, para isso, nada como marcar na agenda o dia 23 de março para uma deslocação até à Figueira da Foz.
Até porque lá pode inscrever-se de imediato e garantir um lugar na frente da caravana, que de 7 a 10 de junho, vai levar as centenas de motociclistas desde terras durienses até à costa algarvia.
andardemoto.pt @ 16-3-2025 15:14:13
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews