BMW aumenta a cilindrada da sua tourer bicilíndrica
A BMW continua a expansão da sua família de motores boxer de 1300cc com a introdução da nova R1300RT, uma moto de turismo que sucede à R1250RT e que estará disponível nos concessionários a partir do verão.
andardemoto.pt @ 4-5-2025 11:30:00
A BMW revelou a sua mais recente adição à linha de motores boxer de 1300cc, com o lançamento da nova R1300RT, uma moto de turismo que substitui a bem-sucedida R1250RT, apresentada em 2019. O modelo de 2025 destaca-se por um design que poderá gerar debate, integrando carenagens laterais ajustáveis para melhor proteção contra as intempéries, um grande para-brisas e linhas que remetem aos modelos topo de gama da BMW.
A R1300RT junta-se assim à família de modelos bicilíndricos de 1300cc, que teve o seu início com a R1300GS em 2023, seguida pela GS Adventure e, mais recentemente, pela roadster naked R1300R em abril de 2025. A nova tourer é equipada com o mesmo motor boxer bicilíndrico de 1300cc com refrigeração líquida e DOHC que os seus irmãos, debitando 143,5 cv às 7750 rpm e um binário de 149 Nm às 6500 rpm.
A ciclística também é nova, com um quadro principal em aço que utiliza o motor como elemento estrutural e uma estrutura traseira em treliça de alumínio. A altura do assento de 780mm contribui para uma maior facilidade de apoio dos pés, importante dado o peso de 281 kg pronta a circular
A suspensão é eletronicamente ajustável, com um Telelever dianteiro e um Paralever traseiro, oferecendo 149mm e 158mm de curso, respetivamente. As novas jantes de alumínio fundido de 17 polegadas são 1,4 kg mais leves que as do modelo anterior, e o guiador foi ligeiramente avançado para melhorar a sensação da dianteira.
De série, a R1300RT vem equipada com malas laterais de 27 litros, estando disponíveis como opção malas Vario expansíveis até 33 litros de cada lado, bem como top cases de 39 e 54 litros (este último com apoio de costas aquecido para o passageiro). A moto conta com três modos de condução de série e controlo de binário do motor para evitar bloqueios em reduções de velocidade.
O catálogo de opcionais inclui modos de condução adicionais (Dynamic e Dynamic Pro) e o sistema de assistência de mudança de velocidade automático da BMW (ASA). Está também disponível um sistema de radar opcional, que integra cruise control adaptativo, aviso de colisão frontal, deteção de ângulo morto e aviso de colisão traseira.
Pode clicar AQUI para ir obtendo mais informações sobre a disponibilidade em Portugal.
andardemoto.pt @ 4-5-2025 11:30:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews