Chegou "Free Ride" - o livro da conhecida YouTuber Itchy Boots

Noraly Schoenmaker, mundialmente conhecida como Itchy Boots, troca a câmara de ação pelas páginas do seu primeiro livro, "Free Ride: Heartbreak, Courage, and the 20,000-Mile Motorcycle Journey that Changed My Life". A obra leva-nos por uma épica viagem de 32 mil quilómetros de moto, que a levou da desilusão pessoal à descoberta de um novo propósito de vida.

andardemoto.pt @ 9-6-2025 21:30:00

Para quem já se perdeu nas fascinantes aventuras solitárias de motociclismo no YouTube, o nome Noraly Schoenmaker, ou Itchy Boots, como é carinhosamente apelidada pelos milhões de fãs, é mais do que familiar. Agora, a aventureira motociclista holandesa mergulha no universo da escrita para partilhar a sua notável história num formato mais íntimo.

"Free Ride" inicia-se num ponto de viragem doloroso na vida de Schoenmaker. Após a descoberta da infidelidade do seu então companheiro, a geóloga, na casa dos trinta, decide abandonar a rotina corporativa, comprar um bilhete só de ida para a Índia e adquirir uma Royal Enfield Himalayan. O que encontrou foi não apenas uma moto, mas um sentido de propósito totalmente renovado.

A narrativa acompanha a sua jornada solitária através do Sudeste Asiático, rumo à Ásia Central e, eventualmente, de regresso aos Países Baixos. A bordo da sua moto, Noraly desvenda um percurso que é tanto romântico quanto brutal, caótico e, por vezes, profundamente introspectivo. A viagem levou-a por trilhos de terra em Myanmar, pelo caos húmido das estradas tailandesas, pela Malásia, antes de seguir para Omã. De lá, a rota terrestre seguiu pelo Irão, Turquemenistão, pela desafiante Pamir Highway, e por passagens montanhosas cobertas de neve na Ásia Central; um território onde avarias são comuns, a ajuda é rara e as paisagens parecem compensar cada quilómetro arriscado.


O que eleva "Free Ride" acima de um diário de viagem comum é o talento de Schoenmaker para a observação, não só de paisagens, mas também de pessoas. De bancas de chai na beira da estrada a postos fronteiriços em montanhas geladas, a sua história é uma celebração da humanidade tão profunda quanto é uma ode ao motociclismo. Noraly pinta retratos vívidos das pessoas que encontra e dos desafios que supera, tudo enquanto lida com as consequências emocionais de uma vida que deixou para trás.


Longe de ser uma memória polida de influencer, "Free Ride" é uma homenagem às botas enlameadas, às motos caídas, às arriscadas passagens de fronteira e aos momentos de verdadeira solidão.

O Andar de Moto noticiou, também, a sua troca de moto antes da estreia de mais uma temporada do seu podcast. 

"Free Ride" tem mais informações AQUI.

andardemoto.pt @ 9-6-2025 21:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews