Novas regras da UE podem ameaçar o futuro das motos clássicas e restauradas

Proposta de revisão da Diretiva de Fim de Vida de Veículos pode incluir motos, afetando colecionadores, oficinas independentes e a cultura de restauro.

andardemoto.pt @ 26-6-2025 12:00:05

A Comissão Europeia está a preparar alterações significativas à Diretiva de Fim de Vida de Veículos (ELV), com o objetivo de reforçar a reciclagem e a responsabilidade ambiental. Pela primeira vez, os motociclos poderão ser incluídos nas regras aplicadas atualmente a automóveis e camiões, o que pode ter consequências graves para restauradores, oficinas e entusiastas de motos antigas.


Embora as intenções ambientais sejam claras, as novas regras ignoram as especificidades do mundo das duas rodas onde a reutilização de peças, a manutenção artesanal e a extensão da vida útil das motas são práticas comuns. Associações como a FEMA (Federação de Associações Europeias de Motociclistas) alertam que a legislação pode criminalizar o restauro e obrigar ao abate de veículos históricos considerados "incompletos" ou "irreparáveis".


A FEMA apela a que todos os motociclistas contactem os seus representantes políticos, exigindo alterações que excluam as motas da diretiva ou protejam veículos clássicos, de coleção e projetos de restauro com mais de 30 anos. Caso contrário, milhares de motas poderão ser desmanteladas prematuramente não por falta de valor ou potencial, mas por excesso de burocracia.

A proposta pode ler-se AQUI.


andardemoto.pt @ 26-6-2025 12:00:05


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews