Hexacampeão das SBK, Jonathan Rea, anuncia retirada no final da presente época
O piloto britânico, agora com 38 anos e um palmarés incrível, com destaque para os seis campeonatos no mundial de superbike, vai retirar-se no final da presente temporada, depois de 18 desgastantes temporadas na competição.
andardemoto.pt @ 28-8-2025 11:00:00
Atualmente a competir nas SBK, na equipa Pata Maxus Yamaha, Rea vai deixar um grande vazio na grelha e na modalidade, tal a importância e o desempenho que teve ao longo de muitos anos, sendo que também chegou a competir no MotoGP, mas com resultados mais discretos, já que foi somente piloto “wildcard” da Repsol Honda.
O anúncio da saída do #65 já era previsível, mas o seu legado vai perdurar, sobretudo pelos resultados que teve na equipa Kawasaki Racing Team, aos comandos da Ninja ZX-10R, com que venceu todos os seus seis campeonatos mundiais de SBK.
Principal palmarés de Rea
De forma sucinta, o seu desempenho é simplesmente brilhante e, por enquanto, verdadeiramente imbatível nas SBK, sendo considerado o melhor piloto de sempre nesta competição:
Percorreu em competição no Mundial Superbike 36.345 km. Cerca de 4000 km a menos da distância da circunferência da Terra;
Cumpriu um total de 8.035 voltas em corridas, já incluindo a ronda em Balaton Park (ainda faltam 4 rondas na presente temporada);
Somou um total de 6.336,5 pontos até agora. O piloto mais próximo deste recorde é Troy Corser que somou 4.021,5 pontos;
Das mais de 8.000 voltas em corrida, liderou 2.013 voltas, cerca de 9.000 km;
Foi o piloto que deu à Kawasaki o pódio #500 na corrida 1 de Donington Park em 2022;
Pontuou em 403 corridas das 459 corridas em que participou;
Arrancou para 459 corridas de Superbike, o máximo de qualquer piloto na história;
Terminou no pódio em 264 das 459 corridas, quase 60%. É o piloto com mais pódios da história nas SBK e conseguiu ser um dos três primeiros em corrida em 26,37% das 1001 corridas realizadas nesta categoria;
É o único a passar a barreira das 100 vitórias: tem agora 119 vitórias;
Tem 104 voltas mais rápidas;
Desde a primeira até à sua última vitória em SBK, passaram-se 14 anos, 1 mês e 8 dias;
Competiu em 18 países diferentes e venceu em 15 deles, Portugal incluído (destaque para 2018, no Algarve);
6 títulos mundiais de Superbike, consecutivos de 2015 a 2020, e todos obtidos com a Kawasaki Racing Team.
andardemoto.pt @ 28-8-2025 11:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews