Stark SM uma supermoto revolucionária
Depois de apresentar a moto de motocross eléctrica mais rápida do mundo, a marca hispano-sueca dá agora o salto para a estrada com a SM, uma supermoto eléctrica que inaugura um novo capítulo no motociclismo e na história da marca.
andardemoto.pt @ 15-10-2025 21:06:56
A Stark Future continua a surpreender os motociclistas. O modelo Varg revolucionou a marca, e a mobilidade eléctrica, de uma forma que poucos julgavam possível. Consolidou a posição da Stark como um dos raros fabricantes de veículos eléctricos rentáveis, e tudo indica que o futuro pode vir a ser ainda mais brilhante, pois a marca descreve esta nova SM como “a supermoto eléctrica mais avançada do mundo”.
Com apenas 124,5 kg e uns impressionantes 80 cv de potência, a SM atinge uma relação peso-potência de 0,479 kW/kg, a mais elevada entre todas as supermotos de produção. Na prática, esta combinação traduz-se numa performance verdadeiramente intimidante.
O motor, revestido a fibra de carbono e com inversor integrado, debita uns brutais 914 Nm de binário, garantindo uma resposta ao acelerador precisa, incisiva e capaz de levantar a roda dianteira com facilidade.
A entrega de potência, o travão motor e a regeneração podem ser personalizados ao estilo de cada condutor e ao ambiente de condução, tudo através do ecrã à prova de água e de choque Arkenstone, baseado no sistema operativo Android que se carrega sem fios quando instalado na moto.
A Stark afirma que este modelo apresenta o cockpit mais limpo da sua gama, graças à cablagem interna, ao comutador maquinado em alumínio e ao próprio ecrã Arkenstone, que também permite aceder à navegação, modos de condução (commuter, stunt e track weapon) e análise de dados. Inclui ainda o modo Crawl para manobras em marcha-atrás em espaços apertados, e um travão de mão opcional no guiador, ideal para acrobacias.
A moto é alimentada por uma bateria de 7,2 kWh em estrutura de favo de magnésio, que também funciona como elemento estrutural, reforçando a rigidez do quadro. A autonomia anunciada é de 183 km em ambiente urbano, 118 km em percursos suburbanos e cerca de 81 km em condições WMTC.
O tempo de carregamento até 100% ronda as duas horas com um carregador portátil de 3,3 kW, suficientemente leve para caber numa mochila e compatível com tomadas domésticas ou carregadores AC de automóvel.
A base estrutural assenta num quadro em aço de alta resistência e num subquadro em alumínio forjado. As mesas de direcção maquinadas garantem rigidez, flexibilidade e precisão na condução.
A suspensão é assinada pela KYB, com forquilha de cartucho fechado de 48 mm de diâmetro, totalmente ajustáveis e com umcurso de 290 mm, e um amortecedor traseiro com tripla regulação e um curso de 303 mm.
A travagem está a cargo da Brembo, com uma maxila de instalação radial monobloco de 4 pistões e disco flutuante de 320 mm na frente, e disco de 220 mm com pinça simples na roda traseira. A Stark oferece quatro opções de pneus para a SM: Pirelli Diablo Rosso IV de série, Dunlop Sportsmart TT para performance, Michelin Road 6 para condições húmidas ou frias, e Anlas Grip Plus para clima extremo.
A SM está homologada para circular em estrada e a versão Standard, com potência limitada a 60 cv, já está disponível para encomenda por um preço de 12 990,00 €, tendo início da entrega previsto para 9 Dezembro 2025.
Pode fazer já a sua encomenda neste site.
Também foi anunciada uma versão Alpha, com 80 cv de potência, mas que ainda não está disponível.
Veja o video de apresentação para mais pormenores.
andardemoto.pt @ 15-10-2025 21:06:56
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews