MotoGP, 2022, Grande Prémio Tissot de Portugal - 10 coisas acerca de Portimão
factos e estatísticas de Portimão
O MotoGP
regressa a Portimão este fim-de-semana, e o circuito, universalmente aclamado como dos mais empolgantes para participantes e espetadores, já tem o seu lugar na história assegurado
andardemoto.pt @ 20-4-2022 10:00:00 - Paulo Araújo
1. O Autódromo Internacional do Algarve, também chamado de Circuito de Portimão, é um circuito de 4,692 km localizado a cerca de 16 km do centro de Portimão, na freguesia da Mexilhoeira Grande.
2. A construção da pista ficou concluída em Outubro de 2008 e o circuito foi homologado pela FIM e pela FIA em Outubro de 2008.
3. Em termos da disposição actual do circuito, o Autódromo Internacional do Algarve tem 15 curvas - nove à direita, seis à esquerda.
4.
A ondulação em Portimão é incrível e a recta da
meta com 969 metros de comprimentos permite aos pilotos de MotoGP esticar
realmente as suas máquinas, antes da travagem muito técnica para a Curva 1.
5. Com um custo total de 195 milhões de Euros na altura, o projeto inclui o circuito internacional em várias variantes, uma pista de karting, uma pista de MX, um parque tecnológico, um hotel de cinco estrelas, um complexo desportivo e apartamentos.
6. O circuito oferece 32 diferentes configurações de pista, com perímetros de 3,465m (o mais curto) a 4,684m (versão F1) e é homologado pela FIA e FIM, para acolher competições de automobilismo e motociclismo ao mais alto nível.
7.
As diferentes combinações permitem aos
utilizadores escolher entre versões mais rápidas ou versões mais lentas e mais
técnicas.
8. O circuito acolhe a MotoGP desde 2017, quando foi designado circuito de substituição se alguma prova falhasse, e o Mundial de Superbikes, este desde 2008 com apenas um ano de interrupção.
9. A partir de 2020 passou a acolher também a Formula 1, tendo acolhido antes provas como a A1 Grand Prix, Le Mans séries e outros campeonatos de carros.
10. Uma
das curvas do circuito, a seguir ao famoso salto, tem o nome do piloto Craig
Jones, da equipa de Supersport da Parkalgar, que faleceu num acidente numa
corrida em Brands Hatch em 2008.
andardemoto.pt @ 20-4-2022 10:00:00 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP