Rogério Carmo

Rogério Carmo

Publisher Andardemoto.pt

OPINIÃO - Editorial

Uma mão cheia de alcatrão

Porque não #33

andardemoto.pt @ 29-3-2021 14:08:00 - Rogério Carmo

O confinamento não me tem dado muita vontade de sair de casa. Tirando os testes e as sessões fotográficas, raramente tenho necessidade de sair do meu bairro para garantir a minha subsistência e sanidade mental. Mas quando o trabalho me obriga, tenho feito alguns quilómetros pelas nossas estradas.

Nesses quilómetros tenho encontrado bastantes motociclistas que aproveitam para uma escapadinha espiritual em duas rodas. Percebo-os perfeitamente e invejo-lhes a valentia por, ao contrário de mim, não terem medo de um eventual acidente e acabarem num qualquer hospital onde provavelmente não vão receber a atenção que deviam, já que os recursos da saúde estão praticamente todos alocados ao combate à pandemia. 

O que não percebo é como alguns conseguem andar de moto usando apenas ténis (ou sapatilhas para o pessoal do norte) e sem luvas  E não, não estou a falar de scooters no meio da cidade, estou a falar de motos de alta cilindrada em estradas de montanha.

Em qualquer acidente mais ou menos grave, ou mesmo numa pequena queda, por exemplo: quando parados num semáforo, se um carro nos bater por trás, vamos instintivamente de mãos ao chão.
E quem nunca levou com um daqueles insetos com carapaça numa mão? Ou uma pedra que saltou de uma roda de outro veículo?


As luvas podem evitar lesões graves que facilmente podem ser incapacitantes por largos períodos, acompanhadas de profundo sofrimento físico e eventual perda de mobilidade, com prejuízos consideráveis para a produtividade e para as contas do SNS e da SS.

Por isso faz-me confusão quando vejo tantos motociclistas a prescindirem do seu uso. E até na televisão, recentemente, vi “opinion makers” a conduzir moto sem luvas.

Portugal não tem tradição de estudos e apuramentos estatísticos da sinistralidade mas, por esse Mundo fora, as luvas têm sido reconhecidas como um dos equipamentos de protecção mais eficazes.

Por essa razão, em alguns países, já existe a obrigatoriedade da sua utilização. É o que os nuestros hermanos se preparam para pôr em prática brevemente. A utilização de luvas, obviamente homologadas para a prática do motociclismo, vai passar a ser obrigatória em Espanha e prevê-se que a lei fique completamente regulada e entre em vigor ainda no decorrer de 2021.

Em contrapartida também vai ser permitida a circulação das motos pela berma, em caso de engarrafamento, a uma velocidade limitada a 40Km/h.

E por cá, onde tanta gente parece muito preocupada com a segurança dos motociclistas, porque não também?

andardemoto.pt @ 29-3-2021 14:08:00 - Rogério Carmo


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões