Teste Aprilia SX 125 - Regresso à juventude
A Aprilia SX 125 transporta-nos para a nossa juventude. Estilo supermoto com assento elevado, design agressivo, e um motor extremamente divertido. Esta é a receita encontrada pela casa de Noale para criar uma moto cheia de adrenalina.
andardemoto.pt @ 23-7-2020 10:15:00 - Texto: Bruno Gomes | Fotos: Luis Duarte
Há
muitos anos atrás, era habitual ve as escolas recheadas de motos. Os mais novos
só pensavam em ter uma moto, conquistar a liberdade que ter uma moto oferece.
As motos de estilo enduro, supermoto, ou algo a meio caminho entre estes dois
tipos eram as preferidas. Entretanto os tempos mudaram e os mais jovens
motociclistas favorecem as naked quando dão os seus primeiros passos no mundo
das duas rodas.
Mas a Aprilia continua a acreditar que ainda existe espaço para uma moto
agressiva, e a SX 125 é a proposta da marca italiana para aqueles que querem
algo diferente. A SX é a variante mais estradista, com jantes 17 polegadas e
pneus CST de estrada. Para aqueles que preferem algo mais polivalente, existe
sempre a opção RX 125, que é basicamente a mesma moto mas equipada com jantes
maiores (21 e 18 polegadas) cobertas por pneus cardados.
Basta um breve olhar para esta SX 125 para percebermos que a Aprilia não ficou por
meias medidas. Esta é uma moto para aqueles que dão os primeiros passos no
motociclismo e que querem sentir a adrenalina de andar de moto. Só porque se
trata de uma 125 cc isso não significa que a Aprilia escalou a moto para se
adaptar à cilindrada. Na realidade a SX 125 apresenta-se ao serviço com
dimensões de moto “grande”.
Assim que conseguimos passar a perna por cima do assento esguio, colocado a 880
mm de altura, descobrimos uma posição de condução ao melhor estilo supermoto. O
assento é de facto muito esguio e plano, e com isso o condutor consegue
movimentar-se facilmente em cima da moto para adotar uma postura dominante
sobre o conjunto.
A posição de condução é natural, e para quem procura uma moto para deslocações
mais curtas a SX não desilude. Não é, de todo, uma moto pensada para percorer
grandes distâncias, pois 40 minutos em cima dela e já as nádegas vão começar a
queixar-se. Mas a posição de condução espaçosa ajuda a diminuir o desconforto.
É preciso atenção ao descanso lateral! Assim que endireitamos a moto, o
descanso recolhe automaticamente. Isto causa problemas quando queremos parar a
SX 125. Nestes casos percebi que é mais fácil sair da moto primeiro, e depois
abrir o descanso lateral, para assim evitar que a moto acabasse por cair para o
lado.
A SX 125 não tem problemas ao nível da performance do motor. O monocilíndrico
de 124,2 cc está mesmo no limite dos 15 cv, e consegue facilmente empurrar esta
Aprilia para velocidades bem acima dos 100 km/h. Em estrada mais aberta não
mostra dificuldades em manter a velocidade perto dos 115 km/h. E no caso de
apanharmos pela frente uma subida mais pronunciada, bastará reduzir para 5ª, e
o monocilíndrico rapidamente recupera o fôlego.
Uma das formas que a Aprilia encontrou para manter o preço final competitivo
nesta SX 125 foi aproveitar o motor que já conhecemos das Tuono e RS 125. As
tampas do motor são ligeiramente diferentes, mas os componentes internos são
iguais. Este é um motor fabricado há vários anos pela Zongshen, e que
inclusivamente já equipou a Derbi (marca do grupo Piaggio).
E é um bom motor! Tendo em conta que é uma moto para os mais jovens e que por
isso a potência fica um pouco de lado, uma das características que este motor
tem de apresentar é a capacidade de subir de rotações rapidamente. E nesse
sentido cumpre na perfeição. Qualquer arranque a partir de parado é acompanhado
pelo crescendo de rotações antes de atingirmos o limitador. O painel de
instrumentos digital não tem conta-rotações. Temos de trocar de caixa usando a
nossa intuição e os ouvidos que absorvem a sonoridade engraçada que escapa da
ponteira elevada.
A Aprilia garante que os 15 cv de potência ficam disponíveis mesmo até às
10.700 rpm, o que tendo em conta que o pistão de 58 mm de diâmetro tem de
percorrer 47 mm de curso, poderia significar que este motor transmite muitas
vibrações. Felizmente o veio de equilíbrio faz um ótimo trabalho em cancelar as
vibrações causadas a rotações elevadas, e mesmo a conduzir a SX 125 como um
“hooligan” o condutor não sente vibrações incómodas.
Numa moto onde os custos de produção reduzidos são um fator importante, as
suspensões costumam ser o componente que sofre mais com essa contenção de
custos. Tanto a forquilha invertida com bainhas de 41 mm como o monoamortecedor
não têm afinação. As afinações de fábrica são demasiado suaves para uma
condução mais “vivaça”, e nas travagens a frente revela uma tendência acentuada
para afundar, aligeirando a traseira.
Mesmo assim, a Aprilia SX 125 não se mostra demasiado instável. Pelo contrário!
O quadro duplo berço em aço ajuda a conferir uma estabilidade de moto maior, o
que não apenas se traduz em confiança, como em curva podemos manter a
velocidade delineando trajetórias mais largas e mantendo a velocidade.
Neste particular uma nota menos positiva para os pneus que equipam esta
italiana. Os CST, de fabrico chinês, atingem bastante rapidamente o seu limite,
são duros, e por isso é necessário estar sempre atento ao ponto em que a
direção começa a escorregar ligeiramente para corrigir com movimentos no
guiador. Felizmente a direção da SX transmite um “feedback” que permite
perceber antecipadamente o ponto a partir do qual o pneu vai “fugir”.
Se a agilidade desta moto de 134 kg de peso a cheio é excelente, o mesmo se
pode dizer dos travões. A Aprilia dotou a SX 125 com um sistema de discos (um
por eixo) em que o disco dianteiro tem um diâmetro de 300 mm e o traseiro tem
220 mm.
A potência de travagem é forte e progressiva. A pinça de dois pistões que morde
o disco dianteiro cumpre perfeitamente a sua função, e nem mesmo após repetidos
abusos numa estrada de curvas senti a travagem ficar esponjosa. Curiosamente, o
ABS Bosch 9.1ML que a Aprilia escolheu para esta moto apenas funciona na roda
dianteira. É por isso possível bloquear a traseira para uns valentes “slides”
que deixam generosos traços negros no asfalto.
Veredicto Aprilia SX 125
A Aprilia decidiu transportar-nos de volta para os tempos da nossa
juventude. E nesse sentido, a SX 125 é um sucesso. O seu motor altamente
rotativo é surpreendentemente polivalente, adaptando-se a uma utilização urbana
mas permitindo ao mesmo tempo algumas doses de diversão em estradas recheadas
de curvas. Não é uma moto indicada para grandes viagens, afinal de contas a SX
125 é uma supermoto. Mas ainda assim não recebe nota negativa ao nível do
conforto.
Com um design agressivo e, na minha opinião, muito apelativo, esta italiana
oferece um bom compromisso entre preço – 3.924€ – e qualidade.
É muito ágil, perfeita para enfrentar o trânsito compacto, e apenas o assento
alto poderá causar alguns problemas a condutores de estatura mais baixa. E o
descanso lateral que parece ter vida própria. Por outro lado, o condutor vai
sentado mais alto, o que permite visualizar mais facilmente a estrada à sua
frente, principalmente no meio do trânsito.
Neste teste utilizámos os seguintes equipamentos de proteção
Capacete – Shark Evo-One 2
Blusão – Furygan Digital
Luvas – Ixon RS Slick HP
Botas – REV’IT! Mission
andardemoto.pt @ 23-7-2020 10:15:00 - Texto: Bruno Gomes | Fotos: Luis Duarte
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Test drives