Comparativo CFMoto 450SR vs. Aprilia RS 457 - simplicidade desportiva ou sofisticação tecnológica?

No crescente mercado de motos de média cilindrada, destacam-se duas opções pela combinação de desempenho e acessibilidade: a CFMoto 450SR e a Aprilia RS 457. Ambas são ideais para quem possui a carta A2 e procura uma moto que equilibre diversão e praticidade. Embora semelhantes em alguns aspectos, cada uma traz algo único para a mesa.

andardemoto.pt @ 10-9-2024 09:12:30

Vamos diretos ao assunto: se há algo que aprecio numa moto, é o seu carácter. A CFMOTO 450SR brilha com um motor de 449,5cc que, honestamente, parece querer devorar a estrada. Com 47 cv, o limite máximo permitido para a carta A2, a 450SR oferece uma entrega de potência direta, especialmente notável nos médios e altos regimes. A ausência de modos de condução e controlos eletrónicos significa uma experiência mais natural, em que somos apenas nós, a moto e a estrada. A embraiagem deslizante é uma adição valiosa, ideal para quem gosta de enfrentar curvas sem receio de bloquear a roda traseira.

Por outro lado, a Aprilia RS 457, com seu pedigree italiano, oferece uma experiência diferente. O motor de 457cc também entrega 47 cv, mas de uma forma mais refinada e civilizada, com uma resposta muito disponível em toda a faixa de regime. O sistema Ride by Wire permite escolher entre três modos de condução (Eco, Sport e Rain), ajustando a moto conforme as condições da estrada e o estilo de condução. Para quem valoriza a tecnologia ao serviço da performance, a Aprilia proporciona uma experiência mais controlada e sofisticada.

No que toca à ciclística, nestes dois modelos sobressaem as suspensões firmes e os respetivos quadros rígidos. A CFMOTO 450SR parece ter sido desenhada com isso em mente, apresentando uma forquilha invertida e um monoamortecedor traseiro montado numa estrutura multi-link. A sensação de confiança em curvas rápidas é notável e os travões Brembo garantem uma travagem eficaz de fácil dosagem, mesmo nas situações mais exigentes.


Por outro lado, a Aprilia RS 457 surpreende com um quadro em alumínio, oferecendo leveza e agilidade para mudanças rápidas de direção. O baixo peso sente-se (159 kg a seco) e refina a forma como a moto se comporta na estrada, muito perspicaz no ataque às curvas. Embora o disco de travão único na frente possa parecer uma escolha arriscada, faz sentido ao lidar com curvas apertadas, reduzindo a massa giroscópica e facilitando mudanças rápidas de direção (isto serve também para a CFMOTO 450SR).  

A tecnologia é um ponto forte da Aprilia RS 457. Para a geração Z, o controlo de tração ajustável em três níveis e a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira podem ser decisivos, especialmente para quem gosta de levar a moto ao limite, obviamente num circuito. O ecrã TFT de 5 polegadas, repleto de informações úteis, incluindo um cronómetro de voltas, é uma adição atraente para quem gosta de monitorizar seu desempenho.

A CFMoto 450SR adota uma abordagem mais simples e há uma beleza nisso. O ecrã TFT é claro e moderno, e a moto dispõe de uma aplicação que permite acompanhar a telemetria em tempo real no smartphone, mantendo as coisas interessantes sem complicar demasiado.


Quando se trata de conforto, a CFMoto 450SR surpreende, especialmente em trajetos citadinos. A posição de condução desportiva não compromete o conforto, permitindo longas horas de condução sem grande fadiga, sendo espaçosa o suficiente para alternar entre uma postura relaxada e uma posição de ataque quando necessário.

A Aprilia RS 457 combina o melhor dos dois mundos. A posição dos avanços é elevada o suficiente para conforto no dia a dia, mas também favorece uma postura aerodinâmica quando o condutor se inclina sobre o depósito, pronto para enfrentar uma reta ou uma curva rápida. Além disso, as peseiras mais baixas permitem maior liberdade de movimento, revelando-se ideal para percursos mais longos.

O design é um aspecto interessante para qualquer moto desportiva. A CFMoto 450SR é agressiva e moderna, com asas aerodinâmicas e linhas angulares que lhe conferem um ar provocador. A iluminação totalmente LED complementa o visual futurista, tornando-a impossível de ignorar.


A Aprilia RS 457 exibe o elegante toque clássico italiano, com uma aerodinâmica funcional e refinada. Cada detalhe parece ter um propósito, desde as guelras laterais que reduzem o arrasto até o design geral que evoca motos mais potentes, como a icónica RS 660.

O preço também é um fator importante. A CFMoto 450SR destaca-se como a opção mais acessível, com preços em torno dos 6.500€. Para quem procura uma moto desportiva com carácter sem comprometer o orçamento, esta é uma escolha tentadora. No entanto, a Aprilia RS 457, embora um pouco mais cara, justifica o investimento com sua tecnologia avançada e acabamentos premium.

Então, qual escolher? Depende do que mais se valoriza. Se o objetivo é simplicidade e uma dose saudável de adrenalina, a CFMoto 450SR é uma escolha direta e emocionante. Se a sofisticação tecnológica e um toque de engenharia italiana o cativam, a Aprilia RS 457 oferece uma experiência mais refinada e completa.


Em suma, ambas as motos têm muito a oferecer. A escolha resume-se ao que o motociclista valoriza e ao que faz sentido para o seu estilo de vida. Seja simplicidade desportiva ou sofisticação tecnológica, ambas prometem muita diversão, na estrada ou no circuito.

andardemoto.pt @ 10-9-2024 09:12:30


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives