Dakar 2019: Joaquim Rodrigues aproxima-se do Top 15 na penúltima etapa

O piloto português da Hero MotoSports Team Rally foi o 18.º piloto mais rápido da penúltima etapa do Dakar 2019 e ocupa agora o 17.º lugar na classificação geral.

andardemoto.pt @ 17-1-2019 13:45:46

Joaquim Rodrigues

Joaquim Rodrigues

Acompanhado pelas dores nas costas depois do embate num buraco na etapa anterior, Joaquim Rodrigues esteve mais limitado, acabando por levar de forma mais tranquila o dia, que contou com uma especial de 313 quilómetros numa etapa em forma de “boucle” com partida e chegada a Pisco. O piloto português ainda chegou a sofrer uma queda que viria a danificar a sua moto.

Joaquim Rodrigues prepara-se para completar a sua terceira participação no Rali Dakar esta quinta-feira, em Lima, com uma última especial cronometrada de 112 quilómetros.

“Dia difícil hoje, sofri uma queda e danifiquei um pouco a minha moto. As minhas costas ainda estão muito doridas de ontem, então decidi rodar de forma tranquila com o único objetivo de levar a minha Hero 450 até ao final em segurança, terminando com o 19.° melhor tempo. Ainda temos mais um dia pela frente", comentou Joaquim Rodrigues.


Fausto Mota

Fausto Mota

A penúltima etapa também correu melhor a Fausto Mota que, com o 25.º lugar alcançado, conseguiu entrar no Top 30 da geral, onde ocupa o 29.º lugar.

Na classe Maratona, Fausto Mota sobe também mais uma posição à geral desta categoria, onde ocupa agora o 5.º lugar.

Aos comandos de uma Husqvarna Rally 450, o piloto tem vindo a subir posições ao longo das nove etapas já disputadas, à exceção do revés registado na quarta especial motivado por um problema mecânico que foi rapidamente ultrapassado.

À chegada ao bivouac de Pisco no final da etapa Fausto Mota referiu que “a etapa tinha muita navegação, mas felizmente correu tudo bem. Fizemos uma boa corrida sem cometer erros e a moto também se portou bem. Ainda estou bastante amassado da queda de ontem, tenho o corpo todo dorido, mas isso não impediu de andar bem e corresponder. Estamos cada vez mais perto da meta e de cumprir com sucesso a nossa quarta participação no Dakar”.


Sebastian Bühler

Sebastian Bühler

Sebastian Bühler mantém-se em destaque na competição neste seu ano de estreia no Dakar. O piloto de 24 anos do Bühler Racing Team ocupa a 21.ª posição na classificação geral e um dos primeiros entre os Rookies.

David Megre também concluiu com sucesso a penúltima etapa do Dakar 2019, ultrapassando os 312 quilómetros cronometrados ao redor de Pisco na 57.ª posição.

David Megre

David Megre

"Mais um dia concluído e estou mais perto de atingir o meu objectivo.' revela o piloto ribatejano. 'Nesta fase e sem qualquer ambição em termos de classificação correr riscos seria um erro e por isso voltei a assumir um ritmo confortável para chegar a Pisco o melhor possível e preparar o dia de amanhã...o último dia do Dakar 2019.' reforça ainda David Megre já com o pensamento no palanque de chegada no dia de amanhã em Lima", afirmou o piloto.

Com este resultado, David Megre passa a ocupar agora o 35.º posto na geral.

Miguel Caetano é o 5.º português ainda em prova numa competição que já deixou muitos concorrentes pelo caminho, entre os quais os "nossos" Paulo Gonçalves, Mário Patrão e António Maio. Aos comandos de uma KTM, o piloto terminou a 9.ª etapa da competição no 73.º lugar e é 0 71.º classificado entre os 78 pilotos ainda em prova.

A décima e derradeira etapa da 41.ª edição do Rali Dakar disputa-se entre Pisco e Lima, onde a caravana regressa, ao final de 10 dias da mais pura competição. A especial que marca o final de mais uma edição da prova rainha de todo-o-terreno terá 358 km de ligação, 112 dos quais disputados ao cronómetro.

andardemoto.pt @ 17-1-2019 13:45:46

Galeria de fotos