Portugal recebe os International Six Days Enduro 2019

A próxima edição dos ISDE acontece no Algarve. O complexo do Autódromo Internacional do Algarve recebe os International Six Days Enduro em novembro, e a prova foi apresentada no circuito algarvio.

andardemoto.pt @ 10-9-2019 11:36:24

Por ocasião da ronda portuguesa do Mundial Superbike, o Autódromo Internacional do Algarve foi também palco da apresentação da edição 2019 dos International Six Days Enduro – ISDE. Nesta que será a terceira vez que esta prova visita Portugal, são esperados muitos milhares de adeptos do Enduro.

Depois de Coimbra em 1999 e da Figueira da Foz em 2009, este ano será a vez dos ISDE regressarem a terras lusas para uma edição que, dizem os responsáveis, será a melhor de sempre.

Será de 11 a 16 de novembro que o Enduro passará a ter maior destaque dentro do complexo do Autódromo Internacional do Algarve, mais habituado a receber provas de velocidade, mas que nos últimos anos tem conseguido desenvolver-se e crescer para poder receber este tipo de provas.


Os ISDE são a mais antiga prova realizada sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo, e foi precisamente o presidente da FIM, Jorge Viegas, que fez questão de mostrar a satisfação por poder trazer mais uma vez esta prova de enduro para Portugal

“Para mim como algarvio é naturalmente um motivo de orgulho poder acolher novamente os ISDE em Portugal. O Algarve tem condições excelentes para receber os ISDE e vamos ter certamente uma prova inesquecível que tem todo o potencial para poder ocupar o lugar dos ISDE da Figueira da Foz como a melhor prova de sempre. O Autódromo do Algarve é o local perfeito para acolher toda a estrutura do evento”.

Neste evento de apresentação dos ISDE 2019, marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, Manuel Marinheiro, Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, André Gomes da Região de Turismo do Algarve e Paulo Pinheiro, o CEO da Parkalgar, que terá a responsabilidade de organizar esta prova.

E foi precisamente Paulo Pinheiro que demonstrou maior entusiasmo nestes ISDE, pois como o próprio refere, esta edição de 2019 promete vir a ser a mais participada de sempre, pois atualmente já estão inscritos 750 pilotos, sendo que todos os dias chegam pedidos de inscrição.


O CEO da Parkalgar sabe bem o que é organizar provas de cariz mundial, pelo que não está a deixar nada ao acaso, e tem uma equipa alargada para preparar o terreno e garantir todas as condições

“É totalmente diferente daqueles que habitualmente organizamos mas também um imenso desafio. Neste momento temos cerca de 40 pessoas a trabalhar no mesmo a tempo inteiro num processo que começou precisamente há um ano atrás e que culminará com mais de 500 pessoas envolvidas no evento durante os dias da sua realização”, afirma Paulo Pinheiro.

Para a cidade algarvia de Portimão, estes International Six Days Enduro são mais uma prova de que a região tem as capacidades certas para receber este tipo de eventos. Em 2019, Portimão é Cidade Europeia do Desporto, e em novembro Portimão promete receber de braços abertos as mais de 10.000 pessoas que habitualmente acompanham os ISDE.

De referir ainda que Portugal voltará a marcar presença a nível competitivo nos próximos International Six Days Enduro. As cores lusas estarão representadas nas classes Sénior, Júnior e ainda na Feminina.

andardemoto.pt @ 10-9-2019 11:36:24