MotoGP em Portimão: Do sonho à realidade!

A Dorna divulgou um calendário atualizado do Mundial de Velocidade. Todos os Grandes Prémios fora da Europa foram cancelados e é revelada a adição de um último GP em novembro. Tudo indica que será o regresso de MotoGP a Portugal, com o Autódromo Internacional do Algarve a fechar a temporada 2020.

andardemoto.pt @ 31-7-2020 17:22:29

Neste último dia de julho os portugueses “acordaram” com mais uma excelente notícia: MotoGP e as restantes categorias do Mundial de Velocidade estão de regresso ao nosso país, com o Autódromo Internacional do Algarve a ser o circuito escolhido para receber a ronda final da temporada 2020.

Apesar do Andar de Moto ter tentado obter uma reação dos responsáveis do circuito perto de Portimão, no Algarve, no momento em que escrevemos este artigo ainda não obtivemos resposta ou qualquer informação que confirme este regresso do MotoGP a Portugal.

Mas a realidade é que os indicadores de que o AIA será o palco da ronda final do ano são inequívocos, e o anúncio oficial, que está marcado para dia 10 de agosto, segunda-feira, será apenas uma mera formalidade, pois o circuito algarvio tem todas as condições para receber este mundial.



A ronda portuguesa de MotoGP irá realizar-se de 20 a 22 de novembro. E, se a evolução da situação da pandemia continuar da forma atual, tudo indica que as bancadas do Autódromo Internacional do Algarve poderão abrir as suas portas para receber público, tornando o regresso de MotoGP a Portugal numa festa ainda maior e merecida, depois de muitos anos sem que o maior espetáculo de duas rodas tenha visitado o nosso país.

Este regresso é também o fecho de um ciclo que começou em 2008. Foi nesse ano que o Autódromo Internacional do Algarve, que tem Paulo Pinheiro como a face mais conhecida do projeto, abriu portas, com a primeira prova a coincidir com a última ronda do Mundial Superbike, o último ano em que Troy Bayliss foi campeão.

Aliás, o Mundial Superbike foi, durante muitos anos, a maior prova desportiva de motociclismo que visitou o AIA, mas os seus responsáveis e Paulo Pinheiro sempre revelaram o sonho de conseguir garantir o regresso de MotoGP a Portugal.



FIM CEV Repsol ou Mundial de Resistência FIM foram outras das provas de cariz internacional que já visitaram o circuito perto de Portimão.

Pilotos de MotoGP como o nosso Miguel Oliveira, mas também Marc Marquez, Alex Rins ou Aleix Espargaró, só para referir os mais recentes, também já rodaram no AIA e elogiaram o “layout” tipo “montanha russa” do circuito algarvio.

2020 será então o fecho do ciclo que podemos denominar de “sonho” de trazer o MotoGP até Portimão. A partir de agora tem início um novo ciclo, a “realidade”, em que teremos os melhores pilotos do mundo, incluindo, claro, Miguel Oliveira, a competir em solo nacional.

Esperamos conseguir confirmar o regresso do MotoGP a Portugal ainda antes da data anunciada pela Dorna. Assim que conseguirmos alguma informação nesse sentido, iremos atualizar este artigo. Por isso fique atento ao seu Andar de Moto!

andardemoto.pt @ 31-7-2020 17:22:29


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto