SBK Portimão – Jonathan Rea faz o “triplete” e assume liderança

Um fim-de-semana perfeito para Jonathan Rea e a Kawasaki. O cinco vezes campeão do mundo de Superbike “limpou” tudo na ronda portuguesa do Mundial SBK. No Autódromo Internacional do Algarve, Rea foi perfeito e venceu as três corridas e está agora na liderança da corrida ao título.

andardemoto.pt @ 10-8-2020 14:22:21

Jonathan Rea e a Kawasaki Racing Team não poderiam ter pedido um fim-de-semana melhor do que aquele que aconteceu no Autódromo Internacional do Algarve, em mais uma ronda da atípica temporada do Mundial Superbike.

O piloto norte-irlandês não deu qualquer hipótese à concorrência. Para além de ter adicionado mais uma “Superpole” à sua conta pessoal, Rea venceu as três corridas no circuito português, fazendo a volta mais rápida das corridas, e ainda recebeu como “prenda” a subida à liderança da classificação do Mundial Superbike.

Foi com algum público na bancada principal do circuito algarvio (apenas 10% da lotação da bancada principal) que os pilotos do Mundial Superbike fizeram ouvir os motores das suas motos na ronda portuguesa deste campeonato. Com o bom tempo a ajudar, foram três corridas interessantes, mas onde apenas um piloto subiu ao lugar mais alto do pódio.


Jonathan Rea, que já tinha acumulado na sua carreira 9 vitórias no AIA, entrou nesta ronda decidido a não apenas continuar a somar triunfos neste circuito, mas também a tomar de assalto a liderança que estava na posse de Scott Redding (Aruba.it Ducati).

E Rea não fez por menos!

Depois de conquistar a “Superpole” de forma categórica, o piloto da Kawasaki e cinco vezes campeão mundial SBK, teve de conter as investidas do turco Toprak Razgatlioglu (PATA Yamaha). Apesar da rapidez que se reconhece ao jovem recruta da Yamaha, Jonathan Rea voltou ao seu melhor nível e foi conquistando uma vantagem que lhe permitiu cruzar a linha de meta em primeiro na Corrida 1 algarvia.

A fechar o pódio, e num bom resultado para a PATA Yamaha, Michael van der Mark colocou a sua R1 na terceira posição.



Na corrida Superpole, mais curta, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu voltaram a repetir o duelo. E a vantagem voltou a cair para o lado do piloto da Kawasaki. Inicialmente Toprak Razgatlioglu até conseguiu passar Rea, mas o turco levou longe demais o seu esforço e foi obrigado a alargar trajetória, permitindo que Rea voltasse à liderança.

A partir daí, e com apenas 10 voltas para cumprir até à bandeira de xadrez, Jonathan Rea não facilitou e abriu uma vantagem grande para obter mais uma vitória no Autódromo Internacional do Algarve.

Mais atrás, Toprak, sem argumentos para contrariar Rea, contentou-se com o segundo lugar na corrida Superpole, seguido no lugar mais baixo do pódio por outra Yamaha, mas neste caso a da equipa Ten Kate, com Loris Baz a regressar pela primeira vez ao pódio do Mundial Superbike desde 2014.


Na Corrida 2, a terceira do fim-de-semana, o filme das 20 voltas não foi muito diferente.

Jonathan Rea, partindo da primeira posição da grelha de partida, teve novamente de se defender do ataque de Toprak Razgatlioglu. Mas assim que conseguiu manter a liderança da corrida, Rea e a Kawasaki voltaram a entrar no registo perfeito e dominaram por completo os acontecimentos, com o campeão a somar a terceira vitória do fim-de-semana, a 92ª vitória da carreira.

Quem conseguiu evitar danos maiores nas contas do campeonato foi Scott Redding. Depois de corridas abaixo do esperado, o piloto da Aruba.it Ducati esteve em melhor forma na corrida final da ronda portuguesa. Batalhou ao longo das 20 voltas com o holandês Michael van der Mark, e no final subiu ao segundo lugar do pódio, com o piloto da Yamaha a ser terceiro.



Nas contas do campeonato, Jonathan Rea é agora o novo líder. O norte-irlandês é o quarto líder da classificação nesta temporada de 2020 do Mundial Superbike. Tem 4 pontos de vantagem sobre Scott Redding que perdeu a liderança.

O Mundial Superbike regressa à ação no final deste mês no circuito espanhol Motorland Aragon.

andardemoto.pt @ 10-8-2020 14:22:21

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto