MotoGP 2021 – Primeiras imagens de Dovizioso com a Aprilia RS-GP

O piloto italiano está no circuito Jerez Ángel Nieto a participar numa sessão de testes privados de MotoGP. Andrea Dovizioso está a testar com a Aprilia RS-GP para perceber qual o potencial da moto italiana. Será que em breve teremos o anúncio da sua chegada oficial à equipa?

andardemoto.pt @ 13-4-2021 10:02:25

Esta semana os fãs de MotoGP dividem a sua atenção em dois cenários distintos. Por um lado já estamos a pensar no que vai acontecer no Autódromo Internacional do Algarve, que a partir do dia 16 de abril recebe o Grande Prémio de Portugal.

Já aqui fizemos uma antevisão do que pode vir a acontecer nesta ronda portuguesa de MotoGP, mas também quais são os horários completos dos três dias de Mundial de Velocidade no circuito algarvio.

Porém, os fãs mais atentos sabem que esta semana outro cenário centra as nossas atenções!

Tudo porque durante três dias o circuito Jerez Ángel Nieto acolhe uma ronda de testes privados. Vários fabricantes marcam presença no circuito andaluz, incluindo a Honda com Stefan Bradl, a Yamaha com Cal Crutchlow ou a KTM com Mika Kallio.



Mas sem dúvida que o nome que mais interesse desperta neste momento é Andrea Dovizioso.

O veterano piloto italiano está fora do MotoGP desde que deixou a Ducati no final da temporada passada. Sem espaço numa equipa de fábrica, Dovizioso deciciu retirar-se por um ano da competição. Mas o piloto de Forli parece não conseguir resistir ao chamamento dos motores dos protótipos de MotoGP, e aceitou testar a nova Aprilia RS-GP.

Sabemos que no final do ano passado a Aprilia Racing e a equipa Gresini, liderada então pelo saudoso Fausto Gresini, tentaram convencer Andrea Dovizioso a assinar contrato com a equipa italiana e ser companheiro de equipa de Aleix Espargaró já em 2021. No entanto os fracos resultados da equipa, mas principalmente o facto de que a RS-GP nas suas gerações anteriores sempre se revelou uma moto pouco competitiva, levaram Dovizioso a recusar o convite.

Mas em 2021 tudo parece estar a alterar-se, e a moto de Noale já não aparenta estar com tantos problemas de performance. Prova disso são os bons resultados obtidos por Aleix Espargaró nas duas rondas do Qatar, não só em qualificação mas também nas corridas.



Tudo isto terá levado Andrea Dovizioso a considerar de facto assinar pela Aprilia Gresini. De tal forma que o italiano viajou num jato privado até Espanha, e está agora a testar a Aprilia RS-GP para perceber o real potencial da moto italiana.

Infelizmente, e por serem testes privados, não temos acesso aos tempos por volta que Andrea Dovizioso obteve no primeiro dia de testes. Sabe-se que passou parte do dia a ajustar a moto ao seu gosto, e mais para o final do primeiro dia em Jerez começou então a trabalhar nas afinações e a realizar voltas rápidas.

De momento não há qualquer informação oficial sobre como estão a decorrer os testes. A Aprilia Gresini irá emitir um comunicado oficial no final dos três dias, onde irá fornecer algumas informações e, esperamos, seja possível perceber qual será a opinião de Andrea Dovizioso sobre a Aprilia RS-GP.


De momento o italiano apenas tem marcado este teste em Jerez. No entanto a Aprilia já está a pensar mais à frente, e ao que se sabe inclusivamente já reservou o circuito de Mugello para que Dovizioso possa novamente testar o protótipo de Noale num cenário diferente. Mas esse teste ainda não está confirmado.

Se para a Aprilia Gresini este “feedback” por parte de um piloto tão experiente e conhecedor de outras motos é extremamente relevante, para Andrea Dovizioso estes testes e a possibilidade de assinar pela Aprilia Gresini é uma situação que também se reveste de especial importância.

O antigo vice-campeão de MotoGP pretende regressar à competição, se calhar já em 2021 como “wild-card”, mas se quiser competir numa equipa de fábrica, apenas terá lugar na Aprilia. Todas as restantes equipas de fábrica já têm os seus dois pilotos sob contrato por dois anos, pelo que Dovizioso espera que de facto a RS-GP se revele uma moto “bem nascida” e com bom potencial de evolução.

andardemoto.pt @ 13-4-2021 10:02:25


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto