SBK, 2022 - As quedas nas SBK

Muito menos que em MotoGP

Já vimos há alguns dias as estatísticas das quedas da MotoGP, que oferecem uma comparação que pode parecer contraditória com as das categorias de produção. Ao mesmo tempo, é curioso que Portimão foi recordista na MotoGP e o Estoril nas SBK.

andardemoto.pt @ 27-12-2022 12:14:10 - Paulo Araújo

O Campeonato Mundial de Superbike Motul de 2022 teve muito drama ao longo das 12 rondas que constituíram a temporada 2022, com picanços de última volta e lutas incríveis por posições assim como quedas ao longo da temporada, que se revelaram fundamentais na luta pelo título.

Com todos os dados revistos, o relatório anual de quedas para esta época, incluindo por circuito e curva, ainda fica muito aquém das registadas no “outro” mundial.

Em todas as classes de SBK, SSP e SSP300, houve um total de 480 quedas esta época, com 217 nas SBK, 120 nas SSP e 143 nas SSP300.

Isto é menos de metade das registadas em MotoGP, que foram 1.106.

Com 12 rondas esta época nas SBK e SSP, a média foi de 18 acidentes por ronda nas SBK e 10 por ronda nas SSP.

Nas SSP300, com apenas oito rondas, a média foi também de 18 quedas por ronda.


Loris Baz (BMW Bonovo Action) foi o piloto que teve mais quedas ao longo de 2022, tendo caído 11 vezes.

Baz foi o único piloto a ter números de queda duplos, com Kohta Nozane (GYTR Yamaha GRT) em segundo lugar com nove e Iker Lecuona (Team HRC) e Michael van der Mark (BMW Motorrad SBK Team) em terceiro com sete cada, apesar de o holandês ter falhado a maior parte da primeira metade da época devido a lesões. Em termos de pilotos a tempo inteiro, Axel Bassani (Motocorsa Racing) teve o menor número de quedas nesta época (entre os que caíram de todo) com uma.

Em termos do 'Trio Titânico', Álvaro Bautista (Ducati Aruba) teve a maior porção em 2022 com cinco quedas.

O Campeão Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata com Brixx) e Jonathan Rea (Kawasaki Racing) tiveram ambos três cada um durante toda a temporada, empatando para o sétimo lugar em termos de número de quedas. Fora da estatística fica a espantosa "salva" de Toprak no Estoril (acima) que derrapou com a frente na variante mas recuperou.

Bautista ficou em quinto lugar na lista de quedas para a época.



Nas SSP, Yari Montella, competindo pela Kawasaki Puccetti, caiu mais vezes, com 17 quedas ao longo da sua temporada de estreantes, seguido de perto por Glenn van Straalen (EAB Racing Team) em segundo lugar com 16 quedas.

Tom Booth-Amos, que correu tanto pela equipa Motozoo Racing de Puccetti como pela Prodina Racing, foi terceiro com 11 quedas ao longo da sua campanha de estreantes.

De todos os pilotos a tempo inteiro, Ondrej Vostatek (MS Racing Yamaha SSP) e Filippo Fuligni (D34G Racing) foram os que tiveram menos quedas, com uma cada.

Ruben Bijman, pela MTM Kawasaki, teve 10 quedas nas oito rondas das SSP300 em 2022, o que o colocou no topo da lista.

Harry Khouri (Fusport RT Motorsports Kawasaki) foi o segundo com oito quedas, enquanto três pilotos ficaram empatados em terceiro lugar.

Inigo Iglesias (SMW Racing), Kevin Sabatucci (Kawasaki GP Project) e Fenton Seabright (Viñales Racing Team) tiveram todos sete quedas em 2022.



Dos pilotos a tempo inteiro que caíram, Marc Garcia (Yamaha MS Racing), Daniel Mogeda (Team#109 Kawasaki) e Indy Offer (Team BrCorse) foram os que tiveram menos quedas, com uma cada.

A ronda com mais quedas foi a Emilia-Romagna no Circuito Mundial de Misano "Marco Simoncelli", com 61 quedas em todas as três classes.

A Ronda do Estoril ficou em segundo lugar com 58 colisões, enquanto que a Ronda holandesa, no icónico Circuito TT Assen, teve 56 colisões.

Por classe, a SBK teve mais quedas no Circuito do Estoril do que qualquer outro circuito com 31, SSP teve 17 no Circuito de Nevers Magny-Cours e SSP300 teve 24 no Circuito TT Assen e Misano.

A ronda argentina voltou a apresentar o menor número de quedas com 15 ao todo nas SBK e SSP.

Curvas individuais também causam problemas aos pilotos e a curva com mais quedas este ano, nas três classes, foi a curva 5 de Magny-Cours que apresentou 15 quedas ao longo do fim-de-semana.

Três curvas tiveram 14 acidentes, com a Curva 1 no Estoril, a Curva 4 em Misano e a Curva 1 no Autodrom Most à frente.


andardemoto.pt @ 27-12-2022 12:14:10 - Paulo Araújo


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