SBK, 2023, Most, antevisão - Vantagem Yamaha?

Toprak chega de 2 vitórias

A seguir ao que foi um regresso incrível a Imola há dois fins-de-semana, o Autódromo de Most pode trazer mais surpresas antes do intervalo de verão.

andardemoto.pt @ 24-7-2023 21:07:58 - Paulo Araújo

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A oitava ronda do Mundial de Superbike 2023 visita um clássico moderno, onde batalhas de última volta nas duas visitas anteriores proporcionaram momentos cruciais na corrida pelo título.

Depois de uma dobradinha no domingo em Imola, Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata Prometeon) aterra em Most como o vencedor de quatro corridas em visitas anteriores. 

A estrela turca vai tentar repetir a vitória da última vez e, como ele disse, "o Campeonato ainda não acabou".

Faltam cinco jornadas e as próximas duas são o que se pode considerar território de Toprak; mais um erro de Bautista e uma vitória de Toprak e poderíamos ver a liderança de Bautista reduzida para mais de metade. No entanto, Imola foi o primeiro erro de Bautista (ao lado) em 2023.

No ano passado, o seu primeiro erro foi em Donington Park, mas ele recuperou depois disso; o tempo dirá se ele pode fazer o mesmo novamente.


O seu registo em Most para a Ducati é bom; três pódios e uma vitória na Corrida 1 - dando à Ducati o seu 1000º pódio - significa que estará novamente na luta, mas será que vai ser mais cauteloso? Lembrar que lidera Razgatlioğlu por 70 pontos.

Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon) e Jonathan Rea (ao lado, Kawasaki Racing Team) lutando duramente em Imola e partilhando o pódio no domingo, e sem dúvida irão lutar de novo aqui.

Rea saudou Imola como "um dos melhores" fins-de-semana de 2023, com o terceiro lugar em ambas as corridas longas e o quarto na Superpole Race; porém, ele e a Kawasaki nunca venceram em Most, ao contrário da Yamaha e da Ducati.

Axel Bassani (Motocorsa Racing) vem de conquistar o seu melhor resultado de carreira com 2º em Imola na Corrida 2 e agora vai para Most, um circuito que conhece e que é de certa forma semelhante a Imola, com curvas rápidas e ondulantes.


Sendo Suiço, Most é o mais próximo de uma ronda em casa que Dominique Aegerter (GYTR Yamaha GRT) vai ter e vai querer impressionar, enquanto para Danilo Petrucci (Barni Spark Racing) é tudo novo.

Michael Ruben Rinaldi (ao lado, Ducati Aruba) teve o seu fim de semana mais consistente do ano apesar de estar lesionado, com três resultados entre os cinco primeiros - a primeira vez que o conseguiu em toda a época.

Alex Lowes (Kawasaki Racing) caiu da Corrida 2 de Imola e vai para uma pista onde também caiu no ano passado, embora estivesse doente.

20 pontos dividem ambos, com "Petrux" no meio.

Nas Honda, Iker Lecuona (Team HRC) regressou ao Top 10 em Imola e espera estar no mesmo ritmo na República Checa; o colega de equipa Xavi Vierge procura melhorar o seu desempenho na Superpole no seu regresso a Most.

Depois, há a BMW de Scott Redding (abaixo, ROKiT BMW Motorrad), que está a fazer muitas manchetes sobre o seu futuro nas últimas rondas; nada foi revelado em Imola, mas no seu Instagram na semana passada, ele anunciou que vai ficar nas SBK.

Um bom fim de semana em Most será exatamente o que ele precisa para o verão, num circuito onde Redding e a BMW foram competitivos o ano passado.



O seu companheiro de equipa Michael van der Mark volta a estar presente este fim de semana, sujeito a exame médico na quinta-feira.

Mais abaixo na ordem e fora dos dez primeiros, Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) vai experimentar pela primeira vez o traçado de Most e está ansioso por ficar entre os dez primeiros, enquanto mais atrás, Philipp Oettl (Team GoEleven) pretende impressionar, numa ronda onde é possível que os planos da equipa para 2024 sejam decididos.

Está logo atrás de Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action), que ocupa o 14º lugar da geral e que, depois de uma desilusão em Imola, onde mostrou potencial, vai rodar em Most pela primeira vez com a BMW.

Mais uma vez, a sua equipa baseada na Alemanha irá considerar Most como uma ronda caseira. Depois de terminar as duas corridas completas em Imola como melhor BMW, o companheiro de equipa Loris Baz espera entregar outro lembrete enquanto corre pelo seu futuro, e Lorenzo Baldassarri (Yamaha GMT94) espera ser competitivo depois de um Imola difícil.

Tão perto de casa, seria a altura ideal para Oliver Konig (Orelac Racing MOVISIO) somar pontos; ele conquistou o seu único pódio do Campeonato do Mundo em Most, nas SSP300, há dois anos.

Hafizh Syahrin (PETRONAS MIE Honda) está sujeito a um exame médico se viajar para a República Checa, caso contrário, será substituído.

Também Eric Granado enfrenta Most pela primeira vez, e Isaac Viñales (Pedercini Racing) conquistou um 12º na Corrida 1 de 2021 e está de olho nos pontos mais uma vez.

Por fim, Tito Rabat (Kawasaki Puccetti) ainda procura os seus primeiros pontos em 2023.














andardemoto.pt @ 24-7-2023 21:07:58 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp