Dois amigos estabelecem recorde de distância off-road de 24 horas com uma Ducati Scrambler stock

A dupla italiana Silvio Sabba e Valerio Boni estabeleceu um novo recorde mundial de distância percorrida em todo-o-terreno em 24 horas, utilizando uma Ducati Scrambler, de série, tendo percorrido 1.462,114 quilómetros, num total de 1.158 voltas num circuito rural de terra batida, nos arredores de Milão.

andardemoto.pt @ 16-10-2025 11:00:00

Este feito ocorreu na região de Tenuta Roverbella e foi um resultado histórico, sendo que anterior recorde, de cerca de 650 quilómetros, foi superado pouco depois da meia-noite. No final das 24 horas, os pilotos tinham percorrido mais do dobro dessa marca. A tentativa foi feita sem apoio direto da marca e cumpre as normas do Guinness World Records, embora se aguarde por validação da mesma.

Tudo começou no lançamento da 70.ª edição do Guinness World Records Book, em Milão. Silvio Sabba — um dos 57 recordistas reconhecidos oficialmente em todo o mundo — soma 662 recordes alcançados em 12 anos, com 180 ainda válidos, é ex-piloto de enduro e detém, entre outros, o recorde de maior número de pessoas em que uma moto saltou por cima. Algo como 43 pessoas!

O seu amigo Valerio Boni é um jornalista do motociclismo e também fã por recordes. Por exemplo, já conduziu uma Vespa 50 durante 24 horas a maior velocidade média em esquis no asfalto enquanto era rebocado por um automóvel, ultrapassando o americano Erik Roner, detentor do anterior recorde.


Mais detalhes

Para esta tentativa usaram uma Ducati Scrambler Full Throttle, com especificações de fábrica e pneus originais, mas esse era apenas o ponto de partida, tendo até uma moto idêntica de reserva, para o caso de algo correr mal.

A primeira hipótese foi em Frinco (Asti), numa pista de argila com 800 metros, porém, fortes chuvas dias antes transformaram o traçado em lama, obrigando a equipa a mudar de local à última hora e procurar uma alternativa.

A alternativa foi em Tenuta Roverbella, a leste de Milão, num circuito de 600 a 650 metros, com piso de terra compacta, entre milheirais e duas curvas fechadas. Ainda que sem ser perfeito, o traçado oferecia as condições necessárias para garantir níveis de segurança e poder ser validado pelo Guiness.

A prova começou às 14:42, mas não foi isenta de percalços, caso de um furo no pneu, cerca de três horas depois, obrigou à troca de moto e a uma paragem obrigatória de 15 minutos.  Já de madrugada novo furo e graças a um selante foi possível continuar até ser de dia e trocar a roda pela da moto suplente. Daí para a frente não houve mais percalços relevantes e foi só rolar.


Alguns dos números mais relevantes

Distância total percorrida: 1.462,114 km

Número de voltas: 1.158

Comprimento médio por volta: 1,263 km

Velocidade média: 60,94 km/h

Utilização de mudanças da caixa de velocidades: mais de 14.000 (em média, uma a cada 6 segundos)

Traçado: reta de 610 m, com duas curvas fechadas e sempre em terra batida

Faltou apenas revelar o total de litros de gasolina que foram consumidos pela Scrambler e que seria interessante conhecer!


Declarações dos protagonistas

A propósito do resultado conseguido, eis a opinião dos dois participantes:

Valerio Boni:

Queríamos provar que uma Scrambler de série, com pneus de origem, é capaz de resistir a uma verdadeira maratona de endurance em terra. A distância não foi o problema, o desafio foi a resistência mecânica às irregularidades.

Silvio Sabba:

Eu trouxe o lado explosivo dos recordes e a mentalidade do enduro. Já o Valerio trouxe a consistência das 24 horas. Entre furos, paragens obrigatórias e curvas lentas, construímos uma marca limpa e que pode ser melhorada.


andardemoto.pt @ 16-10-2025 11:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto