Piloto Jorge Brandão morre na última etapa do Rali de Marrocos

Faleceu ontem, dia 17 de outubro, o piloto luso, Jorge Brandão, aos 46 anos, num acidente de moto durante a última etapa do Rali de Marrocos e quando faltavam apenas cerca de 2 km para o final da prova.

andardemoto.pt @ 18-10-2025 14:05:43

Jorge Brandão era um rosto bem conhecido nomeadamente nas motos, com uma longa carreira no enduro e que terminou ontem, abruptamente, numa duna ao quilómetro 214, a apenas dois quilómetros de chegar à meta. Ainda foi transportado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

A participação neste rali fazia parte da preparação para o Dakar 2026, em que tinha planos de participar a solo, sendo que esta tragédia mostra que as areias do deserto são enfeitiçadoras, mas também traiçoeiras e perigosas.

Jorge Brandão, que era natural de Arouca, representava a equipa de Guimarães "Old Friends Rally" e após a queda foi “imediatamente assistido pelos médicos e transportado de helicóptero ao hospital, em Erfoud, onde faleceu às 13h55”.


Reações de pesar

As reações de mágoa e tristeza por mais esta tragédia não se fizeram esperar.

Por exemplo, o seu amigo de longa data e também piloto Bianchi Prata afirmou:

Vai deixar um vazio enorme e muitas saudades. Deixo um abraço sentido à família, à mulher e às filhas. Tenho a certeza de que, onde quer que esteja, o Jorge vai continuar a olhar por todos nós, com aquele sorriso tranquilo e a paixão de sempre. Lá no céu, vai continuar a fazer o que mais amava: andar de moto e viver novas aventuras!

Numa nota da Presidência da República:

"O Presidente da República lamenta a morte trágica do piloto motociclista Jorge Brandão, ocorrida durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos, em Erfoud". Também no site oficial da Presidência de República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as condolências "à família, amigos e a toda a equipa Old Friends Rally".


Já o Munício de Arouca, nas suas redes sociais, refere:

O Município de Arouca expressa profundo pesar pelo trágico falecimento do piloto e empresário arouquense Jorge Brandão, no decurso da sua participação no Rali de Marrocos.

Apaixonado por desportos motorizados, Jorge Brandão envergava com orgulho as cores do seu país e honrava com distinção o seu concelho.

Neste momento de dor e consternação, o Município de Arouca endereça as mais sentidas condolências à sua família, amigos e a todos os que com ele privaram.

Também o seu Andar de Moto se une à família e amigos de Jorge Brandão neste momento difícil e apresenta as suas sentidas condolências.

andardemoto.pt @ 18-10-2025 14:05:43


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto